A Grande São Paulo amanheceu com mais de 1,5 milhão de imóveis sem energia nesta quinta-feira (11), sendo pouco mais de um milhão só na capital. As informações são da Enel, concessionária que atende a capital e outras 23 cidades da região metropolitana. O número de clientes às escuras passou de 2 milhões na quarta.
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), 235 semáforos ainda estão apagados por falta de energia, 20 apagados por falhas e 5 em amarelo piscante. Às 7h, a lentidão na cidade chegou a 203 km.
Arquivo pessoal
A falta de luz também tem impactado o abastecimento de água em vários pontos. Todos os parques municipais permanecem fechados agora pela manhã. Está sendo avaliada a reabertura à tarde de forma individual, conforme a situação de cada local.
Segundo o mapa de energia da Enel, 1.529.146 clientes estavam sem energia na Grande São Paulo até o início da manhã desta quinta. Somente na capital, 1.031.098 imóveis permaneciam no escuro.
Na quarta-feira (10), as rajadas de vento atingiram a 98,1 km/h na Lapa, na Zona Oeste da capital, segundo medição do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Ao g1, a Defesa Civil confirmou que os ventos fortes desta quarta são efeitos do ciclone extratropical que se formou no Sul do Brasil e também impactou a capital paulista e região metropolitana.
Houve 231 quedas de árvores na cidade de São Paulo, segundo a prefeitura, sendo que 182 atendimentos tinham sido finalizados até a noite de quarta. As equipes da prefeitura aguardam apoio da Enel em 40 ocorrências.
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou à GloboNews na quarta que acionará a Aneel e a Justiça para que providências sobre o contrato com a Enel sejam tomadas, na mesma linha do que já foi feito desde os apagões registrados na capital a partir de novembro de 2023.
📺👉 Por causa do vendaval que deixou milhares de pessoas sem energia elétrica, os capítulos das novelas da Globo que foram ao ar na quarta estarão disponíveis de forma gratuita no Globoplay. Quem não conseguiu acompanhar na quarta, vai poder ficar em dia com as histórias.
Balanço dos bombeiros para a região metropolitana entre 0h e 5h45 desta quinta (11):
17 chamados para quedas de árvores;
10 chamados para desabamentos/desmoronamentos;
Nenhum chamado para enchente/alagamento.
Voos cancelados
O Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, registrou 181 voos afetados na quarta-feira, sendo 88 chegadas e 93 partidas, segundo a concessionária Aena. Apesar de a operação iniciar às 6h, nesta quinta já foram canceladas quatro decolagens e nove chegadas até as 6h55.
Já no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, até as 6h55, tinham sido canceladas duas partidas e 15 pousos. Na quarta-feira, 31 voos de chegada precisaram ser alternados para outros aeroportos.
FONTE: RDNEWS








