O pré-candidato a deputado estadual Nilson Leitão se despediu do PSDB, nesta quarta-feira (10), após 30 anos de filiação. Conforme adiantado pelo Blog do Romilson, Leitão assume o comando do Partido Progressistas em Mato Grosso, que até então estava sob direção do deputado estadual Paulo Araújo. Atualmente, o PSDB vive momento de “desidratação”, tanto a nível estadual como no cenário nacional, perdendo o protagonismo político.
Em carta compartilhada, Leitão agradeceu o partido tucano e pontuou que a mudança de partido representa o começo de um novo ciclo na sua trajetória, descartando qualquer tipo de “rompimento” ou que estaria saindo pela porta dos fundos: “Saio grato, com respeito e com a consciência de que a vida nos pede novas rotas, sem que abandonemos nossa essência”.
“Estou assumindo a presidência estadual do PP para continuar servindo a Mato Grosso e ao Brasil, em uma casa política que dialoga com os valores que sempre defendi e que abre novas possibilidades de união, diálogo e construção de pontes, respeitando todos os líderes, suas histórias e legados […] A política é missão, não projeto pessoal, e sim coletivo. E essa missão continua”, emendou.
Paulo Araújo havia antecipado meses atrás que gostaria de deixar a presidência e o PP, por questões de “sobrevivência”, pensando nas eleições de 2026. Ele tende a migrar para o PRD, que é comandado pelo ex-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, aliado do governador Mauro Mendes (União Brasil).
Confira, abaixo, a íntegra da carta compartilhada por Leitão:
“Meus amigos,
Depois de 30 anos no PSDB, sendo meu único partido, decidi iniciar um novo ciclo.
Não foi fácil.
O partido fez parte de toda a minha vida pública: fui vereador, deputado estadual, prefeito duas vezes, deputado federal mais votado do nosso Estado de Mato Grosso, fui líder da oposição, presidente da frente parlamentar da agropecuária e líder do partido na câmara.
Aqui cresci, aprendi e formei amizades que levo para sempre.
Por isso, minha saída não é um rompimento — é uma transição.
Saio grato, com respeito e com a consciência de que a vida nos pede novas rotas, sem que abandonemos nossa essência.
Estou assumindo a presidência estadual do PP (Partido Progressista) para continuar servindo a Mato Grosso e ao Brasil, em uma casa política que dialoga com os valores que sempre defendi e que abre novas possibilidades de união, diálogo e construção de pontes, respeitando todos os líderes, suas histórias e legados.
Aos amigos tucanos, meu muito obrigado por cada caminhada, cada mão estendida e cada sonho dividido, sempre estarei com vocês.
Aos novos amigos e amigas do PP, agradeço pela acolhida e pela confiança.
A política é missão, não projeto pessoal, e sim coletivo. E essa missão continua. Acredito no diálogo, na responsabilidade e no futuro que queremos construir para as próximas gerações!
Deus nos abençoe.
Nilson Leitão”
FONTE: RDNEWS
