terça-feira, dezembro 16, 2025

Unimed Cuiabá: melhor forma de evitar o câncer de pele é se proteger do sol | RDNEWS

Unimed Cuiabá: melhor forma de evitar o câncer de pele

O câncer de pele é o mais frequente no Brasil e no mundo. Em Cuiabá, a capital mais quente do país, os médicos alertam para o uso do protetor solar em todos os dias do ano, como explica o dermatologista da Unimed Cuiabá, Anderson Andreu da Cunha. “O uso do protetor solar é indispensável e não deve ser restrito ao verão. Ele faz parte da rotina de cuidados com a pele o ano todo, mesmo que o sol não esteja forte. Afinal, no caso do câncer de pele, o melhor meio de evitá-lo é se proteger do sol. Essa proteção é feita com uso de filtro solar, chapéus, roupas e outros adereços.”

Imagem Ilustrativa

A campanha Dezembro Laranja, realizada desde 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, chama a atenção para a importância do autocuidado e da realização do check-up anual. Ela foi criada como forma de conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer de pele.

E a Unimed Cuiabá, aliada a esses cuidados, tem profissionais qualificados para atender aos beneficiários, prezando pela prevenção e cuidado com a pele, e auxiliando no tratamento daqueles que recebem o diagnóstico da doença.

A detecção precoce é uma estratégia utilizada para encontrar o tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento bem-sucedido. O diagnóstico normalmente é feito por um dermatologista, através de exame clínico.

É fundamental também que as pessoas fiquem atentas a qualquer mancha, pinta ou alteração na pele. Mudanças de cor, formato, tamanho ou bordas irregulares, lesões que coçam, sangram, descamam ou não cicatrizam, devem ser motivo de atenção. Ao perceber qualquer sinal suspeito, a recomendação é procurar um profissional de saúde para avaliação, garantindo diagnóstico precoce e aumentando as chances de tratamento eficaz.

“O câncer de pele é um dos tipos mais comuns. Costuma atingir camadas mais profundas da pele. Na maioria dos casos, surge em regiões que são muito expostas ao sol, como o rosto, o couro cabeludo, as costas e os ombros”, relata o especialista.

Pele e olhos claros

O médico destaca ainda que “algumas pessoas têm maior predisposição ao câncer de pele, como indivíduos que nascem com olhos e pele claros, possuem histórico de câncer na família e até quem já teve câncer de pele alguma vez na vida pode voltar a desenvolver a doença”.

O câncer é caracterizado pelo crescimento descontrolado e anormal de células que formam as camadas da pele, o maior órgão do corpo humano. Existem os tipos de câncer de pele:

* Não melanoma : mais comum no país, podendo aparecer como carcinoma basocelular (nas células basais, presentes na camada mais profunda da epiderme) ou carcinoma espinocelular (células escamosas, que formam as camadas superiores da pele).

* Melanoma : originado nos melanócitos, células produtoras de melanina. Embora menos comum, é mais agressivo e pode atingir outros órgãos quando diagnosticado tardiamente.

Como se proteger?

* Beber bastante água e andar pela sombra;

* Reaplicar o protetor solar a cada 2h se estiver exposto ao sol; caso trabalhe em local fechado, reaplicar o protetor quando acordar e na hora do almoço;

* Usar roupas de proteção UV (manga comprida, chapéu) e proteger orelhas e nuca.

O especialista Anderson Andreu Cunha ressalta que, mesmo com maior quantidade de melanina, as pessoas negras também devem manter os cuidados com a pele. “Muitas pessoas negras acreditam que não precisam ter tantos cuidados com a proteção solar devido à cor da pele. Mas isso é um mito — o cuidado com os raios ultravioleta serve para todos”, concluiu.

FONTE: RDNEWS

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens