Vinicius Júnior, atacante do Real Madrid voltou a receber insultos racistas nas arquibancadas do estádio Olímpico, neste sábado, 28, durante o clássico contra o Barcelona, que terminou com a vitória madridista. Um torcedor do clube catalão foi flagrado chamando o camisa 7 de “macaco”. Este é mais um ato de racismo sofrido pelo atleta, após a partida contra o Sevilla, que também recebeu insultos.
Além disso, um objeto que parecia uma banana também foi arremessada das arquibancadas do mesmo setor, mas não foi confirmado, segundo o jornal Marca.
Vinicius foi substituído poucos minutos do final e teve que lidar com a situação nas arquibancadas. Foi então que, nesse momento, um torcedor gritou com o jogador e o insultou.
Hoje tive a oportunidade de presenciar o Clásico in loco, em Barcelona.
Porém, a experiência ficou um pouco manchada por mais ataques racistas contra Vinicius. Um deles logo atrás de onde eu estava.
Consegui registrar esse vídeo pra divulgar a cara desse racista babaca. pic.twitter.com/uIevnaxDzr
— Victor Boni (@victboni) October 28, 2023
Barcelona se manifesta

O Barcelona se manifestou oficialmente e afirmou que irá investigar o ocorrido. Em nota, o clube catalão declarou que sempre defenderá os valores do esporte e respeito aos adversários.
“O FC Barcelona defenderá sempre os valores do futebol e do desporto como o respeito pelo adversário e investigaremos qualquer insulto racista que possa ter ocorrido esta tarde durante o jogo contra o Real Madrid”, disse o Barcelona.
Com a bola rolando, o Barcelona saiu na frente no El Clásico, com gol de Gündogan ainda no primeiro tempo. Contudo, após o intervalo, o Real Madrid reagiu e foi buscar a virada com dois gols de Jude Bellingham, vencendo por 2 a 1.
Vinicius se manifestou após o jogo contra o Sevilla
“Parabéns ao Sevilla pelo rápido posicionamento e pela punição em mais um triste episódio para o futebol espanhol.
Infelizmente, tive acesso a um vídeo com outro ato racista na partida deste sábado, dessa vez praticado por uma criança. Lamento muito que não haja ninguém para educá-la. Eu invisto, e invisto muito, na educação no Brasil para formar cidadãos com atitudes diferentes dessas.
O rosto do racista de hoje está estampado nos sites como em várias outras vezes. Espero que as autoridades espanholas façam sua parte e mudem a legislação de uma vez por todas. Essas pessoas têm que ser punidas criminalmente também.
Seria um ótimo primeiro passo para se preparar para a Copa do Mundo de 2030. Estou à disposição para ajudar.
Desculpem parecer repetitivo, mas é o episódio isolado número 19. E contando…✊🏿”, publicou Vinicius em suas redes sociais após o jogo do Real Madrid contra o Sevilla.
FONTE: Folha Max