terça-feira, outubro 22, 2024

Chapa Júlio-Janaina pode se tornar realidade, alerta deputado Barranco | RDNEWS

 O deputado estadual Valdir Barranco admite a possibilidade da formação de outra chapa para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, com Júlio Campos (União Brasil) na presidência e Janaina Riva (MDB) como 1ª secretária, caso Max Russi (PSB) não honre o compromisso firmado para compor  com a emedebista. No entanto, considera remota a chance dos deputados se dividirem.

 Max Russi é o nome praticamente de consenso para   presidente da Mesa Diretora para o biênio 2005-2026  na eleição que será antecipada para agosto. E Janaina, conforme acordo firmado na eleição anterior, assumiria a 1ª Secretaria.

Thaís Fávaro

Ocorre  que o deputado estadual Beto Dois a Um (União Brasil) também está pleiteando a 1ª Secretaria. A articulação teria a benção do governador Mauro Mendes (União Brasil) já pensando na disputa ao Senado em 2026.   

Diante do impasse, Barranco defende Janaina e  rechaça a interferência no Executivo  na eleição da Mesa Diretora. Por isso, não descarta outra chapa com os apoiadores da emedebista que chegam a 14 deputados estaduais.

“Por enquanto, não tem isso [chapa alternativa], mas é um  risco que se corre tendo um número confortável de deputados e não cumprindo o compromisso com Janaina, corre esse risco. Júlio Campos é nome experimentado para  que possamos ter outra chapa com presidente e 1º secretário. Espero o consenso e que o  compromisso com Janaina seja cumprido  para manter a Assembleia razoavelmente unida”, disse Barranco, na manhã desta terça-feira (09), no saguão do Parlamento.

JL Siqueira

Júlio Campos Janaina Riva ALMT Mesa Diretora

Sobre a suposta ingerência do Palácio Paiaguás, Barranco classifica como inadmissível. Também reforça que é a vez de Janaina ser indicada para 1ª Secretaria.

“Nós como deputados, não podemos admitir isso, porque nós estaremos admitindo que para os próximos dois anos, nós teremos aqui o governador Mauro Mendes sentado na 1ª Secretaria. Beto acabou de chegar, Janaina está no terceiro mandato. Então, ele tem que ter um pouco de paciência e esperar sua vez”, completou.

Barranco também pede que Max Russi cumpra o compromisso com Janaina. Segundo ele, Janaina   abriu mão do cargo duas vezes para que o colega pudesse ser 1º secretário em composição com o atual presidente Eduardo Botelho (União Brasil).

Apenas hipótese

Já Júlio Campos considera sua possível candidatura à presidência da Assembleia Legislativa como uma “hipótese” que circula nos bastidores.  Entretanto, se coloca à disposição para o embate eleitoral.

Thaís Fávaro

Deputado estadual J�lio Campos ALMT

“Por enquanto, meu nome está à disposição para compor Mesa Diretora seja em qualquer cargo. Isso se tiver necessidade, se não tiver, fica para próxima”, pontuou.

Júlio Campos também acredita que a suposta interferência do Executivo não será decisiva. “O Governo do Estado pode até interferir, mas é assunto da Casa. A gente não interfere em assunto interno do Executivo nem do Judiciário. O Legislativo também não pode ficar recebendo interferência externa”, concluiu.

FONTE: RDNEWS

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens