quinta-feira, novembro 7, 2024

Forno encomendado, baú exclusivo para transporte e maquinário próprio: conheça os desafios da pizza de 5 kg e 90 cm para delivery no Rio


Tássia Lima, empresária de 34 anos, foi quem criou a intitulada “noventona”, a única pizza dessa dimensão disponível no delivery. Uma pizzaria da Zona Oeste do Rio de Janeiro decidiu celebrar o Dia da Pizza, que acontece nesta quarta-feira (10), com uma opção de grandes dimensões: uma versão do prato com com 90 centímetros, que pesa cerca de 5 quilos e promete matar a fome de 15 pessoas. O g1 foi até o estabelecimento mostrar como a “Noventona”, como é conhecida, é produzida.
Para viabilizar o prato nessas dimensões na versão delivery, os sócios da Pizzaria Elephant tiveram que adaptar a cozinha, o maquinário e até os baús para a entrega. A ideia de fazer uma pizza gigante para entrega foi de Tássia Lima, de 34 anos, uma das sócias.
“Pode ter estabelecimentos fazendo até maiores, mas a nossa proposta não foi fazer uma pizza grande, foi entregar a maior pizza do Brasil. Então o nosso trabalho foi sempre viabilizar a entrega: ‘como que eu torno isso possível?’”, detalha Tássia.
Nos finais de semana, a casa chega a vender 40 unidades da Noventona. PAra conseguir atender a demanda, a pizzaria teve que fazer uma adaptação geral na cozinha, desde o forno até o transporte.
“As dificuldades que a gente se deparou no mercado eu posso pontuar que foram basicamente todas”, brinca. “Tudo é sob medida: o nosso forno teve que ser encomendado, veio de outro estado; nosso maquinário, todos os nossos utensílios são desenhados para caber a nossa Noventona… Para isso, a gente adaptou toda a cozinha, todo o funcionamento”, explica Tássia.
Noventona, a pizza de 90 cm e 5 kg da Zona Oeste do Rio
Divulgação
“É fabricação artesanal, não tem ninguém que entrega esse tipo de produto. As próprias chapas a gente que fez. Foi literalmente tudo feito do zero”, detalha o sócio Felippe Dias.
A “Noventona” surgiu quando Tássia percebeu que tinham situações, como confraternizações, em que a comida acaba, mas as visitas ainda não estão saciadas.
“A gente aproveitou mesmo essa necessidade do mercado [no qual] as pessoas estão pedindo cada vez mais comida em casa e saindo menos para comer.”
Levando em consideração o trânsito do Rio de Janeiro, Tássia estabeleceu que o transporte da “Noventona” seria feito somente por motoristas de motocicletas. Por isso houve um treinamento prévio dos colaboradores. Para transportar uma pizza desse tamanho, foi criado um baú.
“A gente está em uma grande cidade com um trânsito caótico e só moto mesmo que passa. Então nossa operação é 100% delivery e por isso que a gente desenvolveu um baú exclusivo para fazer essa entrega.”
Montagem da “Noventona”
Divulgação
Confecção da pizza
Para ficar pronta, a massa da Noventona precisa descansar por volta de 1 hora. Hoje em dia, a equipe da Pizzaria Elephant conta que somente um colaborador consegue fazer tudo — quando, no início, dois eram necessários.
“A gente faz um pré-preparo, um descanso de massa, abre essa massa na mão… ela é feita todos os dias, massa fresca”, diz Tássia.
O pizzaiolo Brendon da Silva, de 25 anos, diz que criou uma meta pessoal de confeccionar 90 centímetros de pizza em pouco tempo.
“Eu já bati um recorde inusitado: levei um minuto e meio para montar, mas o normal é de 3 a 5 minutos pra finalizar a confecção dela”, se orgulha.
Ele produz desde a massa fresca — diariamente feita para atender aos clientes da pizzaria — até a montagem final, que vai ao forno.
No início, quando fez suas primeiras “noventonas”, Brendon conta que sentiu dificuldade, mas garante que agora “tira de letra” o desafio de lidar comas pizzas gigantes.
“De começo foi muito difícil se adequar à maneira da confecção, mas conforme o tempo foi passando, a gente foi se especializando com o tamanho da pizza e, assim, tiramos de letra. Uma pessoa somente monta, tem um padrao de detalhes específicos e fica melhor pra confeccionar.”
Massa da “Noventona” é confeccionada
Divulgação
Pizza sabor feijoada
Para rechear a Noventona, a Elephant conta com 30 sabores. Tássia conta que a novidade da vez é o sabor feijoada. Para ela, foi um desafio e as pessoas não sabem como é o sabor da comida típica brasileira misturada a invenção italiana.
Depois do estudo de ingredientes e dos testes para chegar ao ponto ideal, a nova opção é lançada nesta quarta.
“A gente está falando aqui com exclusividade porque é um pedido mesmo que acontece! Eu acho que é uma paixão para o carioca, por que não colocar isso em pizza também?“, diz Tássia.

FONTE: Lapada Lapada

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens