sábado, julho 12, 2025

Sinfra rejeita recomendações do MP e mantém sistema “pare e siga” na MT-251 | RDNEWS

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informou ao Ministério Público, nesta sexta-feira (19), que não vai atender as recomendações para a suspensão do sistema “pare e siga” e nem a liberação  para a circulação de caminhões e ônibus até 12 toneladas, próximo ao Portão do Inferno, na MT- 251, estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães (a 64 km de Cuiabá). A notificação do MP pedia para que as medidas alternativas de trânsito fossem implementadas durante o Festival de Inverno, que se inicia nesta sexta e segue até 4 de agosto.

Conforme informações, o sistema “pare e siga” será mantido, devido à impossibilidade técnica de garantir uma gestão de risco efetiva com a passagem totalmente liberada. A resposta leva em conta que um relatório técnico do próprio Ministério Público é contra a retirada do sistema.

“Ao se permitir trânsito somente em uma faixa, não existirá a ocorrência simultânea de trânsito nos dois lados do viaduto, diminuindo, portanto, a carga total em seu tabuleiro. Assim, não há implicação para a estrutura da ponte. Pelo contrário, essa medida favorece a segurança”, diz trecho do relatório do MP.

Rodinei Crescêncio/Rdnews

A Sinfra ainda informou que o bloqueio para obras de corte do morro no Portão do Inferno não começarão de maneira imediata, uma vez que o órgão está trabalhando para cumprir todas as condicionantes impostas pelo Ibama, especialmente, para a obtenção da Autorização da Supressão Vegetal (ASV).

O MPsustentava que “o fechamento do trecho da Rodovia MT-251, nesse período, trará prejuízos inestimáveis ao município de Chapada dos Guimarães”, diante dos investimentos empenhados para o festival. Porém, a Sinfra reitera que estudos evidenciaram a fragilidade do maciço no entorno da fundação do viaduto, que não é estável o suficiente para suportar grandes cargas de pesos com segurança.

FONTE: RDNEWS

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens