O prefeito e candidato à reeleição, Alex Berto (União Brasil), de Rosário Oeste (a 104 km de Cuiabá), foi denunciado à Justiça Eleitoral nesta sexta-feira (4) por propaganda irregular, abuso de poder político e econômico, por supostamente ter participado de um “showmício” por meio da 2ª Expo Rosário – no último dia 28 de setembro.
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que pede a cassação do registro de candidatura por crime eleitoral, foi protocolada pela coligação do candidato a prefeito Mariano Balabam (PSB), na 3ª Zona Eleitoral de Rosário Oeste.
Reprodução
Consta na denúncia que Alex teria contratado a Montenegro Produções, para a realização de um comício nas proximidades do evento cultural. A mesma empresa organiza a 2ª Expo Rosário e, até então não haveria problemas. No entanto, durante o comício político, o sócio-proprietário da empresa teria dito: “Vou deixar para falar daqui a pouco com umas 10 mil pessoas” – sinalizando que o ato político teria continuidade.
Foram anexadas imagens onde os integrantes do comício e o prefeito estão posicionados no centro da arena de show falando com o público. A coligação argumenta que houve infrações gravíssimas contra o processo eleitoral.
“É um verdadeiro evento, ocorrido em continuidade ao comício do candidato, em mesmo bairro, com luzes em azul, qual é a cor da campanha do candidato Alex. E sem pudor nenhum do que ali aconteceria, com a certeza da impunidade e de que o poder político se sobrepõe ao direito fazem e expõe o vídeo de parte do evento no youtube”, argumenta a coligação, na ação.
Cita ainda que foram usadas palavras mágicas que valorizaram Alex e o uso reiterado do número 44 em referência ao candidato, na presença do público presente, alem da queima de fogos. Apontam ainda que o evento teria sido promovido por emendas parlamentares e executado pelo município – o que poderia ser encarado novamente como uma “campanha em show”.
Diante deste cenário, a coligação solicitou que a 3ª Zona Eleitoral julgue procedente às denúncias e casse o registro de candidatura do prefeito Alex Berto, tornando-o inelegível por oito anos, devido à interferência no processo eleitoral. Acrescenta ainda que, se for necessário, convoque como testemunha o promotor de Justiça do Município, Lysandro Alberto Ledesma, que estava presente no “showmício”.
FONTE: RDNEWS