Em visita a Mato Grosso, o ídolo da Fórmula 1, Sebastian Vettel, ficou assustado com o avanço do desmatamento na Floresta Amazônica. Engajado em causas ambientais e sociais, o tetracampeão mundial fez uma publicação em suas redes sociais e questionou sobre as áreas desmatadas que dão lugar à mineração.
No Instagram, o alemão de 37 anos perguntou: “Verde ou Ouro? A mineração em busca de ouro está realmente nos fazendo brilhar? Deixe seu comentário!”, escreveu na publicação.
Reprodução
A vinda de Sebastian Vettel a Mato Grosso levantou muita curiosidade à população. No entanto, trata-se de uma visita em parte da região da Amazônia. Nessa segunda-feira (28), o ídolo da fórmula 1 posou ao lado dos caciques Raoni Metuktire e Megaron Txucarramãe, que o receberam na Terra Indígena Capoto/Jarina, em Peixoto de Azevedo (MT) (a 672 km de Cuiabá).
“Na minha primeira vez na Amazônia, encontro os guardiões da floresta: eles são o povo! O cacique Raoni Metuktire, uma das lideranças indígenas mais importantes do mundo, e o cacique Megaron Txucarramãe me receberam. Aprendi a importância de proteger os seus direitos, as suas terras e o seu povo. Eles estão lutando pela sua identidade: a floresta amazônica. Ainda há uma corrida a ser vencida”, disse o ex-piloto em outra publicação.
Vettel veio ao Brasil na semana do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, porém, iniciou a sua visita bem longe do Autódromo de Interlagos. A convite do Greenpeace,, o alemão fez questão de conhecer a Amazônia.
Sebastian Vettel é referência mundial na Fórmula 1. O alemão competiu no esporte de automobilista entre 2007 a 2022 e conquistou quatro títulos mundiais consecutivos nas temporadas 2010, 2011, 2012 e 2013. Também foi vice-campeão por 3 vezes, em 2009, 2017 e 2018.
FONTE: RDNEWS