quinta-feira, novembro 7, 2024

Bolsonaro aciona interlocutores para tentar recuperar passaporte

 

Com a vitória de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, Jair Bolsonaro escalou seus interlocutores junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para fazer uma nova investida para tentar liberar seu passaporte.

 

Aliados do ex-presidente buscarão diretamente o ministro Alexandre de Moraes para tentar convencê-lo a liberar o documento para que o capitão compareça à posse de Trump, no dia 20 de janeiro. Bolsonaro, inclusive, deu o aval a contatos diretos com o ex-presidente Michel Temer para fazer a ponte com Moraes.

A avaliação do entorno do ex-presidente é que, com a vitória de Trump, o ministro poderia usar o episódio para fazer um gesto ao presidente eleito dos EUA.

Um dos argumentos que interlocutores de Bolsonaro usarão junto aos magistrados é que a ausência do ex-presidente brasileiro na posse, que será acompanhada pelo mundo todo, reforçaria a imagem de “perseguido” do capitão e “emparedaria” o STF. Para eles, a negativa do documento abre espaço para um novo movimento de pressão internacional sobre a corte.

Até o momento, porém, os ministros não veem uma mudança de cenário que possa favorecer o ex-presidente. Magistrados avaliam que a corte é independente e soberana e não creem que Alexandre de Moraes buscará fazer gestos a Trump. O ministro tem sinalizado a auxiliares que “nada muda” com a eleição do republicano.

O diretor da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, disse à coluna que existe “influência zero” da eleição americana nas investigações contra o ex-presidente.

 

FONTE: Folha Max

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens