terça-feira, julho 8, 2025

ALMT aprova criação da Secretaria de Justiça; Mauro garante orçamento | RDNEWS

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou a mensagem do Governo para a criação da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), desmembrada da Secretaria de Segurança Pública (Sesp). A pasta que vai tomar conta do sistema prisional será conduzida pelo delegado da Polícia Civil, Vitor Hugo Bruzulato, anunciado durante lançamento do programa “Tolerância Zero ao Crime Organizado”.

O governador Mauro Mendes (União Brasil) precisa sancionar a mensagem para que a pasta seja efetivamente criada. A iniciativa do Governo visa aliviar a carga do chefe da Sesp, Coronel César Roveri, e aumentar o rigor no sistema carcerário e combate intenso ao crime organizado, sem qualquer temor de eventual retaliação.

JLSIQUEIRA/ALMT

Mauro explicou que os recursos para a pasta poderão ser ajustados durante a segunda votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025, que está em tramitação na Assembleia Legislativa e outras ações.

“O Governo já prepara um desmembramento de parte do orçamento da Secretaria de Segurança, então é algo muito complexo, não é algo simples. Os técnicos do Governo já estão trabalhando neste sentido para que haja a devida e correta alocação de recursos, que vem, em sua grande maioridade, do orçamento atual da Sesp”, declarou.

Além da administração dos presídios, a pasta também cuidará da política estadual sobre drogas.

Reorganização

Até que a Sejus seja criada, Bruzulato irá atuar como adjunto de Administração Penitenciária dentro da própria Sesp. Posteriormente, com a nova pasta efetiva, o cargo de adjunto passará a ser ocupado pelo policial penal federal André Fernandes Ferreira, que já foi secretário de Segurança Pública no Estado de Roraima. Até que a Sejus seja criada, ele foi nomeado chefe de Unidade de Integração da Política Penitenciária da Sesp, com efeitos a partir de 25 de novembro.

FONTE: RDNEWS

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens