O projeto de resolução que torna secreto o voto para Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá acaba de ser aprovado, em segunda votação, por 15 a 8 votos. A matéria recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
A matéria chegou a ser apreciada, em primeira votação, na sessão extraordinária da última segunda-feira (23). Na ocasião, recebeu 17 votos favoráveis e 2 contrários.
Reprodução de vídeo
A mudança na forma de votação, proposta pela Mesa Diretora sob a presidência do vereador Chico 2000 (PL) será aplicada na eleição presidência da Casa marcada para 1º de janeiro. A votação será realizada logo após a posse dos vereadores da nova legislatura.
Chico 2000 é candidato a reeleição. Disputa um novo mandato presidencial contra a vereadora diplomada Paula Calil (PL), que é apoiada pelo prefeito diplomado Abilio Brunini (PL).
Conforme a justificativa, o projeto de resolução busca “corrigir uma inconsistência” da norma que estabelece as regras da votação da Mesa Diretora.
Chico 2000 e seu apoiadores dizem que lei é omissa ao não dizer claramente se a votação deve ser secreta ou aberta. Já o grupo pró- Paula Calil afirma que a votação aberta garante transparência no processo eleitoral.
Na prática, a votação secreta favorece Chico 2000, que espera rachar o grupo de Paula Calil para garantir os 14 votos necessários à reeleição. Já a liberal precisa contar com a lealdade dos 17 vereadores que já se comprometeram com o voto.
FONTE: RDNEWS