terça-feira, julho 1, 2025

Mdico nos EUA opera paciente em Angola por cirurgia robtica virtual

 

Um paciente com câncer em Angola foi operado por um médico nos Estados Unidos através da cirurgia robótica e está se recuperando com sucesso do procedimento nesta quinta-feira (19), na primeira intervenção remota realizada na África. A prostatectomia – ablação parcial ou completa da próstata – realizada em 14 de junho é a primeira operação realizada a uma distância tão grande entre o paciente e o médico, informaram os hospitais que organizaram o procedimento.

A intervenção cirúrgica foi “realizada com sucesso” por Vipul Patel, diretor médico do Global Robotics Institute, que integra o Adveth Celebration Hospital no estado americano da Flórida. “O procedimento foi realizado a uma distância de quase 11.000 km, tornando-se a primeira telecirurgia realizada a esta grande distância”, indicou o hospital AdventHealth Celebration em um comunicado na quarta-feira.

O Complexo Hospitalar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento (CHDC), em Luanda, onde o paciente foi operado, disse que esta foi “a primeira cirurgia remota realizada em Angola e no continente africano”. Uma equipe multidisciplinar de cirurgiões, anestesistas, enfermeiros, engenheiros e um membro da equipe de Patel estavam presentes na enfermaria em Luanda, informou o CHDC.

A operação “correu bem”, disse à AFP o diretor do hospital angolano, Carlos Alberto Masseca. Três dias após o procedimento, o paciente, Fernando da Silva, de 67 anos, pôde voltar para casa. Segundo Patel, a cirurgia é um “avanço magnífico não apenas tecnologicamente, mas também para a equidade da saúde mundial”.



FONTE: Folha Max

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens