sábado, agosto 2, 2025

Várzea Grande intensifica instalação de quebra-molas

Atendendo às solicitações da população e com base em critérios técnicos, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, está intensificando a instalação de quebra-molas em diversas ruas e avenidas da cidade.

 

O objetivo é proporcionar mais segurança a pedestres e motoristas, especialmente em áreas residenciais e nas proximidades de escolas e unidades de saúde.

 

A prefeita Flávia Moretti (PL) reforça que a iniciativa integra o compromisso da gestão com a segurança viária e com a escuta ativa das demandas da população.

 

“Essa é uma medida que impacta diretamente no dia a dia dos moradores. Estamos ouvindo as comunidades e atendendo com responsabilidade, sempre com base em estudos técnicos. O quebra-molas tem a função essencial de preservar vidas e evitar acidentes”, destacou a prefeita.

 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Várzea Grande possui oficialmente 126 bairros. No entanto, estima-se que existam cerca de 80 comunidades ainda em processo de regularização fundiária, que também estão sendo contempladas com melhorias na infraestrutura urbana.

 

O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Lucas Ribeiro Ductievicz, explica que a instalação dos redutores de velocidade segue critérios legais e técnicos, de acordo com a necessidade de cada local e com as demandas enviadas pela população.

 

“Já realizamos a instalação de quebra-molas nos seguintes bairros: Jardim Glória, Jardim Alá, São Mateus, Marajoara, Asa Branca, Jardim Petrópolis, Jardim Maringá III, Chapéu do Sol, Zero Quilômetro, Jardim Botânico, Jardim Maringá I, Vila Rica, Parque Atlântico, Dom Diego, Parque São João, Alzira Santana, Costa Verde, Nova Ypê, Construmat, Parque das Américas e Santa Luzia. Também temos solicitações em andamento e as que estão em fase de avaliação técnica para posterior execução,” detalhou o secretário.

 

O quebra-molas — também conhecido como lombada ou ondulação transversal — é um dispositivo de segurança viária destinado à redução da velocidade dos veículos. Sua instalação deve ser realizada exclusivamente pelos órgãos competentes, conforme as normas técnicas e com a devida sinalização horizontal e vertical.

 

A Prefeitura reforça que todas as solicitações recebidas pelos canais oficiais são analisadas pela equipe técnica, com foco em garantir mais segurança no trânsito, fluidez na mobilidade urbana e qualidade de vida à população.

FONTE: MIDIA NEWS

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens