O Parque Estadual da Serra Azul, em Barra do Garças, enfrenta um momento crítico desde a madrugada de quinta-feira (4/9), quando teve início um incêndio de grandes proporções. Para reforçar o trabalho das equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas, a Prefeitura de Barra do Garças solicitou apoio junto ao Governo do Estado e já recebeu a primeira aeronave no fim da tarde de quinta-feira. Uma segunda aeronave adaptada para o combate de incêndios deve chegar ainda na manhã desta sexta-feira (5/9).
Com capacidade de lançar grande volume de água em áreas de difícil acesso, o avião é fundamental para acelerar o trabalho das equipes em solo. A união de esforços entre Estado, município e instituições parceiras é considerada essencial neste período de estiagem, que potencializa os focos de queimadas na região.
O prefeito Dr. Adilson Gonçalves esteve no aeroporto de Barra do Garças ao lado do tenente-coronel Neto, do Corpo de Bombeiros, para acompanhar os trabalhos. Na ocasião, o gestor municipal destacou o esforço conjunto e agradeceu a parceria: “Quero agradecer ao governador Mauro Mendes, ao secretário de Segurança Pública, coronel Roveri, ao coronel Gledson e à Defesa Civil, por mobilizarem efetivo e aeronave para nos auxiliar. Esse é um momento em que percebemos, na prática, como a união entre governo estadual, municipal, forças de segurança e sociedade civil faz toda a diferença. Somente com esse esforço conjunto é possível enfrentar uma situação tão grave como essa e proteger nosso patrimônio natural”, afirmou.
O tenente-coronel Neto reforçou a importância do reforço aéreo: “Estamos utilizando essa aeronave no combate ao incêndio do Parque Estadual da Serra Azul. [..] Com certeza, hoje vamos tentar apagar e deliberar essas chamas”.
Em razão da gravidade da situação, o Parque Estadual da Serra Azul permanece fechado para visitação por tempo indeterminado.