domingo, setembro 7, 2025

Encontro da Defesa Civil refora integrao na gesto de riscos | FOLHAMAX

 

A Defesa Civil de Mato Grosso realizou, entre os dias 1º e 5 de setembro, o 3º Encontro de Coordenadores Municipais, reunindo mais de 50 gestores para uma programação técnica, voltada ao fortalecimento da rede de proteção em Mato Grosso e à melhoria da gestão de riscos e desastres.

O evento ocorreu no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, e envolveu, também, visitas técnicas ao Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros, à Sala de Situação Descentralizada do Pantanal e à Estrada Parque Transpantaneira, em Poconé, e ao Centro de Monitoramento da Defesa Civil estadual.

Durante as visitas, os participantes puderam conhecer de perto a estrutura utilizada pelo Governo do Estado para monitoramento, prevenção e resposta aos desastres ambientais.

Para o coordenador municipal de Defesa Civil de Vila Rica, Eleandro Kovalski, o encontro representou uma oportunidade de atualização técnica e troca de experiências com outras cidades.

“Esse momento de troca, aprendizado e integração fortalece o nosso trabalho local e amplia nossa capacidade de proteger e servir nossa população. Vamos levar daqui não apenas informações técnicas, mas também experiências que farão diferença no dia a dia da gestão de riscos e desastres”, afirmou.

O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil de Tangará da Serra, Paulo de Jesus, também ressaltou a importância da capacitação para aprimorar as atividades diárias.

“Adquirimos mais conhecimento, trocamos experiências e isso nos dá mais condições para que a gente possa desenvolver nossas ações com mais tranquilidade e assertividade. Os ensinamentos serão refletidos em benefício da sociedade”, disse.

Durante cinco dias, os coordenadores municipais participaram de palestras e atividades práticas que abordaram temas estratégicos, como emissão de alertas, decretos de emergência, captação de recursos federais, elaboração de planos de contingência, segurança de barragens, além do mapeamento de áreas de risco e a estruturação dos sistemas municipais.

A programação também contou com a participação do tenente-coronel BM Guilherme Moraes, secretário de Defesa Civil de Petrópolis (RJ), que compartilhou a experiência da cidade na resposta às fortes chuvas que atingiram a região serrana fluminense.

Ainda, foram apresentadas experiências da Defesa Civil em municípios mato-grossenses, como Sorriso, Primavera do Leste, Rio Branco e Salto do Céu.

Robson Luis Barbosa, coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil de Chapada dos Guimarães, avaliou positivamente o encontro e ressaltou a importância da capacitação: “Foi um momento de grande aprendizado, no qual recebemos informações fundamentais e que nos permitirão trabalharmos de maneira ainda mais efetiva e objetiva em favor da nossa sociedade. Saímos do encontro ainda mais motivados”.

O 3º Encontro de Coordenadores Municipais faz parte das ações estratégicas da Defesa Civil estadual para fortalecer a rede de proteção em todo o Estado e apoiar os municípios na estruturação dos seus sistemas locais.

“O objetivo do encontro foi fortalecer a articulação da Defesa Civil do Estado com as Coordenadorias Municipais, bem como capacita-los para o desenvolvimentos das ações de Proteção e Defesa Civil em todas as fases de atuação, garantindo prevenção de desastres e uma resposta a eficiente, destacou o superintendente de Proteção e Defesa Civil do Estado, tenente-coronel BM Luís Cláudio Pereira da Cruz.

FONTE: Folha Max

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens