sábado, outubro 11, 2025

MT tem primeiro caso em investigação de intoxicação por metanol em bebida | RDNEWS

Divulgação/Governo de SP

O município de Peixoto de Azevedo (a 691 km de Cuiabá) tem um caso em investigação de intoxicação por metanol. Esse é o primeiro caso em Mato Grosso, segundo novo balanço do Ministério da Saúde divulgado na tarde desse sábado (04).

Até o momento, são 181 casos em investigação em todo o Brasil, sendo 14 casos confirmados. Além de Mato Grosso, são investigados casos em Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná e Rondônia.

Desses, foram registradas 13 mortes, sendo uma confirmada e 12 em investigação – o balanço do ministério não contabiliza a segunda morte confirmada pelo governo de São Paulo nesse sábado.

O #Rdnews entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), mas não recebeu resposta até a publicação da matéria. O espaço segue em aberto.

O Ministério da Saúde informou, também, que começou a distribuir etanol farmacêutico, um dos antídotos usados no tratamento de intoxicações por metanol, a estados que pediram reforços de estoque.

Na primeira remessa foram enviadas 580 ampolas a cinco estados: 240 para Pernambuco, 100 para o Paraná, 90 para a Bahia, 90 para o Distrito Federal e 60 para Mato Grosso do Sul.

Além do etanol farmacêutico, o ministério fechou um contrato para comprar 2,5 mil unidades de fomepizol, um medicamento que também é usado como antídoto para intoxicações. Elas serão compradas de um fornecedor do Japão e devem chegar na próxima semana ao Brasil.

FONTE: RDNEWS

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens