O município de Sorriso, a 399 km de Cuiabá, recebeu, nesta semana, uma comitiva da Câmara de Comércio Brasil-China, em uma visita que destacou as potencialidades econômicas e as principais demandas locais. O encontro marcou o início de novas possibilidades de cooperação internacional, especialmente nas áreas de tecnologia, educação e inovação.
Reginaldo de Souza
Prefeito de Sorriso, Alei Fernandes, assina carta de intenções com diretor de Relações Institucionais da Câmara de Comércio Brasil-China, Walfredo Dantas
Durante a visita, o prefeito Alei Fernandes assinou uma carta de intenção para a criação de uma Câmara de Relações Diretas entre Sorriso e a China, iniciativa que pretende estreitar os laços econômicos, educacionais e tecnológicos entre os dois países.
Além disso, o prefeito também formalizou o interesse do município em participar de um projeto da Aviation Industry Corporation of China (Avic) — uma das maiores empresas estatais chinesas — que prevê a instalação de um Centro Tecnológico Educacional em Sorriso. A proposta é disponibilizar uma área no Parque Tecnológico Municipal para que a companhia desenvolva atividades voltadas à inovação e à formação profissional.
“Um grande Centro de Ensino e Tecnologia em Sorriso impacta fortemente o Mato Grosso e todo o Brasil”, destacou o prefeito Alei Fernandes. “Nosso compromisso é cuidar das pessoas e incentivar a qualificação profissional. Através da educação tecnológica e da inovação, podemos impulsionar o desenvolvimento do município, do Estado e da nação”, completou.
O diretor de Relações Institucionais da Câmara de Comércio Brasil-China, Walfredo Dantas, também ressaltou o sucesso da visita.
“Esses dois dias de reuniões, visitas técnicas e trocas institucionais mostraram à comitiva chinesa o potencial de Sorriso, despertando ainda mais o interesse em fortalecer as relações comerciais com o município.”
A reunião contou com a presença do vice-prefeito Acácio Ambrosini, do presidente da Câmara de Comércio Brasil-China, Pedro Shao, do tradutor Luiz Fon, do presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Materazzi, além de secretários e empresários locais.
Para o prefeito Alei Fernandes, essa aproximação com a China reforça o papel de Sorriso como polo de desenvolvimento e cria novas oportunidades de investimento e capacitação tecnológica para a população. (Com assessoria)
FONTE: RDNEWS