O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou que sua viagem à China, no início deste mês, teve como objetivo conhecer o BUD (Bonde Urbano Digital) e que a articulação “não foi em vão”. O gestor passou nove dias no país asiático.
À toa não foi, tendo em vista que, enquanto nós estávamos lá, só se falava disso aqui
Abilio foi convidado por empresas fabricantes do modal para conhecer os veículos, mas ressaltou que não tem poder de decisão sobre a implementação do sistema em Cuiabá. Isso porque, a obra em que os bondes poderão trafegar, nas linhas do BRT (ônibus de trânsito rápido), é do Governo do Estado.
Questionado se a viagem não teria sido “à toa”, o prefeito respondeu de forma irônica.
“À toa não foi, tendo em vista que, enquanto nós estávamos lá, só se falava disso aqui. O presidente da Assembleia falou, o governador falou, os vereadores, o Tribunal de Contas. Então, à toa não foi”, disse.
“A gente voltou e está todo mundo falando desse assunto. E, a cada dia, esse assunto está mais próximo de se tornar realidade”, completou.
Segundo Abilio, os veículos automáticos têm custo aproximado de US$ 3 milhões, cerca de R$ 16 milhões por quilômetro, e a implantação do sistema seria viável na Capital. Ele lembrou ainda que o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) foi a Curitiba para conhecer o mesmo tipo de modal, o que indicaria interesse do Governo do Estado pelo projeto.
“Eu acho que a parte do governador é justamente essa: buscar o melhor custo-benefício e avaliar o momento certo de fazer o investimento. O Mauro tem uma linha de ação diferente da minha”, disse o prefeito.
“Acho que há uma busca pela segurança de construir o projeto da melhor forma possível. E eu acredito que tem que ser assim mesmo”, completou.
O Governo do Estado, responsável pelo BRT Várzea Grande–Cuiabá, ainda não definiu quais serão os veículos que circularão nas vias do sistema.
Veja vídeo:
Leia mais sobre o assunto:
Abilio quer troca do BRT por BUD: “Econômico e leva mais pessoas”
Abilio conhece e defende troca do BRT pelo sistema ART em Cuiabá
FONTE: MIDIA NEWS







