sábado, novembro 8, 2025

Smbolo do bolsonarismo em MT, Barbudo perde 58% dos votos e est fora

Smbolo do bolsonarismo em MT, Barbudo perde 58% dos votos

 

Quatro deputados federais de Mato Grosso não conseguiram manter a cadeira na Câmara Federal. A eleição para as oito vagas na Câmara Federal por Mato Grosso revelou surpresas com o índice de renovação no Congresso de mais de 70%. Dentre os principais que causou surpresa está Nelson Barbudo (PL), que foi o parlamentar mais votado em 2018 e não conseguiu se sagrar deputado nessas eleições.

Na última eleição, Barbudo obteve 126.249 dos votos válidos, sendo o mais votado no Estado, no entanto, nesta eleição conseguiu somar apenas 53.181, o equivalente 3,08% do eleitorado mato-grossense.

Em termos de votação, Barbudo que era tido como uma espécie de simbolo do bolsonarismo em Mato Grosso, perdeu 73.068 votos em relação ao resultado de 2018, o que representa 58% de votos a menos na disputa deste ano.

Quem também surpreendeu foi a deputada Rosa Neide (PT), principal aliada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Mato Grosso, que obteve 124 mil votos em sua tentativa de reeleição, mas por causa do quociente eleitoral, não conseguiu voltar à Câmara dos Deputados.

Carlos Bezerra, aos 70 anos, tentava continuar na Câmara, no que seria seu sexto mandato, porém não conseguiu votos suficientes para se reeleger e ficou com a primeira suplência do Movimento Democrático Brasileiro.

Dr Leonardo (Republicanos) também foi outro parlamentar não se reelegeu e ficou de fora do Congresso. Dos que conseguiram se manter no pleito foram os deputados Emanuelzinho (MDB), Juarez Costa (MDB) e José Medeiros (PL).

FONTE: Folha Max

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens