Espaço especializado vai atender crianças e adolescentes com até 17 anos, encaminhadas pelo SUS. Salto de Pirapora inaugura núcleo especializado para tratamento de autismo
O Núcleo Coração Azul, um núcleo especializado no tratamento para crianças e adolescentes com autismo, foi inaugurado em Salto de Pirapora (SP).
O local oferece atendimento com psicólogos, psiquiatras, terapeutas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, de forma gratuita. Na cidade, cerca de 220 crianças já foram diagnosticadas com autismo.
Antes da inauguração, as famílias que necessitavam de atendimento gratuito precisavam se deslocar até outras cidades para conseguir recebê-lo.
“Eu ia para Sorocaba, viajava por 50 minutos, tinha que atravessar a cidade, para chegar e ter apenas 30 minutos de terapia, é muito pouco tempo. Agora tendo aqui vai ajudar muito a gente”, conta Luciane Porto.
Luciane é mãe de Victor Hugo de seis anos e paciente do núcleo. Ela conta que o autismo do filho é leve, mas tem ele tem as suas dificuldades. “A maior dificuldade dele era na fala, então cada dia era uma palavrinha diferente que ele soltava.”
O espaço especializado vai atender crianças e adolescentes com até 17 anos, encaminhadas pelo SUS. O núcleo foi criado através de uma parceria entre uma empresa privada e a prefeitura da cidade.
Segundo o Ministério da Saúde, o transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
O diagnóstico de TEA é essencialmente clínico, e feito a partir das observações da criança, entrevistas com os pais e aplicação de instrumentos específicos. Instrumentos de vigilância do desenvolvimento infantil são sensíveis para detecção de alterações sugestivas de TEA, devendo ser devidamente aplicados durante as consultas de puericultura na Atenção Primária à Saúde.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
FONTE: Lapada Lapada