quinta-feira, setembro 4, 2025

Enem 2022: professores do RS dão dicas para ir bem nas provas


Exame acontece nos próximos domingos, 13 e 20 de novembro. Primeiro dia tem provas nas áreas de linguagens, ciências humanas e redação, e segundo, ciências da natureza e matemática. Aplicação do ENEM 2022 será em 13 e 20 de novembro
Shutterstock
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecem nos próximos domingos, 13, nas áreas de linguagens, ciências humanas e redação, e 20 de novembro, com ciências da natureza e matemática. O g1 conversou com especialistas que dão dicas para a realização da prova. Veja abaixo.
Enem 2022: veja a análise de professores sobre redações nota mil na última edição
Estudantes do RS que tiraram quase nota máxima na redação do Enem dão dicas para ir bem na prova
Redação
Enem 2022: professor de redação dá dicas para a prova
Uma das exigências do exame, e também a que vale mais pontos, é a redação. Conforme explica o professor Felipe Vuaden, o peso que a prova de redação exerce na composição da nota do Enem é diferenciado em função dela não ser avaliada conforme a Teoria de Resposta ao Item, que é a metodologia “antichute” adotada pelo exame.
“Isso significa que a prova de redação não é pré-classificada como uma prova fácil, média ou difícil. Desse modo, todos os anos, o candidato tem a possibilidade de atingir os mil pontos na prova de Redação, desde que atenda às competências de avaliação”, diz.
Nas provas objetivas, a única que se aproxima de uma pontuação equivalente à da redação é a prova de matemática. Nas demais, mesmo que o candidato praticamente gabarite a prova, deve ficar na faixa dos 800 pontos de nota.
A redação também tem um peso maior em algumas provas de seleção, caso dos candidatos que disputam uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Portanto, segundo o professor, a redação é um diferencial de cada participante.
“Um texto nota mil precisa demonstrar adequação ao registro formal da língua portuguesa, domínio de outras áreas do conhecimento que sejam mobilizadas para embasar a discussão proposta, coesão e coerência na organização do texto e uma boa proposta de intervenção articulada aos pontos debatidos pelo candidato”, afirma.
Em 2019, o estudante de medicina Guilherme Mendes conseguiu a tão sonhada notal mil, garantindo uma vaga na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para ele, o segredo para ir bem na redação é a prática.
“Treinar incansavelmente, analisar os erros para garantir que os mesmos erros não fiquem se repetindo de redação em redação”, conta.
Para se sair bem no Enem, ele também reforça que é muito importante descansar e estar bem alimentado.
“Praticar atividades relaxantes, fazer terapia, praticar mindfulness sempre me ajudou muito também, para que no dia, a pessoa consiga estar 100% para por em prática tudo que estudou ao longo do ano”, comenta.
Felipe acredita que, neste ano, o tema da prova de redação pode ser relacionado ao meio ambiente ou a assuntos que estejam ligados com a insegurança alimentar. Os temas são escolhidos com base na Matriz de Referência do Enem, que é um documento que rege a elaboração de toda a prova e está disponível no site do Inep.
“É por essa razão que a prova de redação do Enem sempre parte de um problema social e exige do candidato que ele intervenha sobre esse problema”, afirma.
Linguagens
Enem 2022: professor de português da dicas para a prova
A prova de linguagens tem questões sobre língua portuguesa, literatura, inglês ou espanhol, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. Para o professor de português Guilherme Fialho, uma das formas de garantir uma boa nota é conhecer as habilidades previstas na Matriz de Referência do exame.
“O domínio de um bom vocabulário comum às provas, em especial nas questões da Competência 5, que trabalha com o texto literário, há uma série de termos e expressões que, se o aluno não dominar, trarão dificuldades na hora da resolução da questão”, fala.
Outra dica é a resolução de provas anteriores para o aluno aprender mais sobre o vocabulário do Enem, dando familiaridade necessária para a resolução das questões.
Fialho também destaca que, como a prova de linguagens inclui textos de base para algumas questões, o candidato precisa ter a noção do tempo necessário para se dedicar a cada uma das perguntas. Para isso, ele já indica um caminho.
“Pode ser necessária a leitura apenas de uma passagem do texto (por exemplo, quando a prova cobra as estratégias argumentativas, caso em que o candidato pode ‘rastrear’ no texto em que momento a estratégia citada ocorre), ou até mesmo apenas a leitura atenta da fonte (caso de algumas questões que pedem a identificação do gênero a que o texto pertence). Dessa forma, o candidato evita de ficar ‘perdido’ na leitura do texto-base”, sugere.
Ciências da Natureza
Enem 2022: professor de física dá dicas para a prova
A prova de ciências da natureza é dividida entre 15 questões para física, 15 para química e 15 para biologia. Em geral, as resoluções que envolvem cálculo são mais complexas e demoradas.
Para o professor de física Felipe Ben, uma estratégia para administrar o tempo de prova é deixar essas questões para o final.
“Na dúvida, é sempre melhor começar pelas questões da matéria que ele tem mais facilidade, então um aluno que se dê melhor com biologia do que química ou física, por exemplo, pode começar lendo a prova e fazendo só as questões da matéria que ele tem mais afinidade”, diz.
As alternativas também podem dar uma ajudinha na hora de resolver uma questão mais difícil. “Se elas forem bem diferentes umas das outras, isso quer dizer que não tem problema arredondar um pouco os números para facilitar as contas. Ficar atento às unidades também é bem importante”, alerta o professor.
“Muitas vezes a dificuldade do aluno está em entender o que a questão espera dele, e saber daí como conectar o conteúdo de sala de aula com o contexto apresentado na questão”, comenta.
Ciências Humanas
Enem 2022: professor de história da dicas para a prova
Para o professor de história Maurício Borsa, a prova de ciências humanas costuma ser mais cansativa por conta da carga de leitura, o que demanda mais tempo e atenção do participante. Entre as matérias que compõem esta área de conhecimento estão história, geografia, filosofia e sociologia.
Ele explica que, para administrar melhor o tempo e entender o objetivo da pergunta, a dica é ler antes o enunciado da questão e não o texto de apoio.
“O enunciado vai te pedir a habilidade que vai dizer o que o aluno precisa buscar no texto”, destaca.
Maurício complementa que uma das melhores formas de se preparar para as provas é entender quais as habilidades estão sendo cobradas e exercitá-las a partir da resolução de questões.
Matemática
Enem 2022: professor de matemática dá dicas para a prova
A prova de matemática, como as demais, é estruturada a partir da matriz de competência, que é um conjunto de habilidades avaliadas pelo exame. O professor de matemática Bruno Baraldo explica que, por essa razão, a prova não irá cobrar conteúdos específicos, mas sim, a capacidade do aluno de colocar em prática o que aprendeu em sala de aula.
“Em todos os casos, o aluno precisa estar atento às condições apresentadas nos problemas para ser capaz de compreender e avaliar as situações-problemas propostas”, fala.
*Sob supervisão de Gabriela Clemente
VÍDEOS: Professores dão dicas para provas do Enem 2022

FONTE: Lapada Lapada

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens