sexta-feira, agosto 29, 2025

PJC invade escritrio do crime e prende 10 bandidos por golpes

 

Dez criminosos foram presos em flagrante durante a ‘Operação ‘Whats Fake’ deflagrada pela Polícia Civil, que fechou uma central de golpes que funcionava no bairro CPA 3 Setor 5, em Cuiabá, na manhã desta quarta-feira (9). Os policiais apreenderam mais de R$ 15 mil oriundos dos crimes virtuais no espaço uqe funcionava como uma empresa com horário e saída de “funcionários”.

De acordo com informações do Programa SBT Comunidade, do SBT Cuiabá, o escritório do crime movimentava golpes no momento das prisões. O delegado Pablo Carneiro, responsável pelas investigações, explicou como o bando foi encontrado. “Nós fomos cumprir um mandado de busca e apreensão dessa quadrilha que já era monitorada e conseguimos identificar logo sete criminosos que estavam no local aplicando golpes. Alguns golpes estavam em andamento outros seriam efetuados na data de hoje o que caracteriza a fraude eletrônica, além da associação criminosa”, revelou. 

Ele explicou ainda que noo local outro criminoso foi interceptado, resultando em outras prisões. “Um dos indivíduos detidos recebeu uma mensagem de uma transferência de um outro suspeito que nós já estávamos monitorando e fazia parte da organização. Conseguimos prendê-lo e estava a alguns bairros de distância. Na hora da abordagem desses outros três suspeitos, um deles tentou empreender fuga a bordo de um carro, batendo em uma viatura, mas conseguimos capturá-lo”, disse.

O delegado explicou a importância das prisões pela quantidade de dinheiro apreendido. “Dinheiro a gente apreendeu mais de R$ 15 mil, quatro carros, além de 30 celulares”. Ele ainda alertou sobre a falta de atenção das pessoas que caem nos golpes, que podem ser evitados com medidas simples.

“São golpes fáceis da gente evitar né. O golpe do WhatsApp também conhecido como o golpe do perfil falso é sempre um parente ligando pedindo dinheiro. É fácil de identificar quando a pessoa faz uma chamada de vídeo. E no golpe do falso intermediário é sempre executado por criminosos em golpes virtuais, em várias plataformas virtuais, não só a OLX. A pessoa tem sempre que desconfiar desses preços abaixo do mercado. Nunca efetue o pagamento para essas pessoas que você não confirmou a veracidade”, finalizou o delegado.

Os criminosos foram encaminhados para a Central de Flagantes e depois serão conduzidos ao Poder Judiciários onde passarão por audiência de custódia. Eles deverão ser indiciados por crimes de estelionato, associação criminosa e fraude eletrônica. As investigações continuam por parte da Polícia Civil. 

Operação

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira a ‘Operação Whats Fake’ para combater crimes de organização e estelionato majorado praticados na modalidade de golpe do falso perfil do WhatsApp. A operação acontece em conjunto com a Polícia Civil do Paraná e do Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber), e a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) de Mato Grosso. As ordens judiciais foram cumpridas nos bairros CPA, Jardim Imperial e Ribeirão do Lipa. 

FONTE: Folha Max

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens