sexta-feira, agosto 29, 2025

TJMT ir eliminar ‘juridiqus’ em decises de magistrados

 

Poder Judiciário de Mato Grosso passa a contar com o “Mini manual de linguagem clara e Direito visual”. O produto é fruto da capacitação sobre Visual Law realizada pelo Tribunal de Justiça, por meio do Laboratório de Inovação (InovaJusMT), com o objetivo de eliminar o “juridiquês” (linguagem técnica da área do Direito) das decisões, acórdãos e despachos proferidos pelos magistrados e magistradas da instituição.

 

O Direito Visual é um conceito que usa de técnicas visuais e de linguagem para facilitar a comunicação nos documentos jurídicos como imagens, ícones, ilustrações, tabelas, mapas visuais, dentre outros elementos gráficos.

 

“Sabemos que o Sistema Jurídico tem uma linguagem técnica própria e queremos transformar esses textos em uma linguagem acessível. As pessoas precisam entender exatamente o que aconteceu no seu processo e o que tem que fazer após essa decisão do magistrado”, explica a coordenadora do InovaJusMT, juíza Viviane Brito Rebello. “Essa mini manual traz um compilado dessas técnicas”, resume a magistrada.

 

Cerca de 50 pessoas, entre magistrados(as) e servidores(as) das unidades pilotos participaram da capacitação realizada em agosto deste ano. Agora o manual será usado como material de apoio nessas unidades judiciais e todos poderão contribuir com ideias e sugestões para melhoria do material.

 

Participam do projeto piloto: Segunda Vara de Chapada dos Guimarães, Primeira Vara Cível de Campo Verde, Oitavo Juizado Especial Cível de Cuiabá, Primeira Vara de Família e Sucessões, Terceira Vara Cível (Feitos Gerais) de Cuiabá, Juizado Especial Criminal Unificado, Juizado Especial de Pontes e Lacerda, Vara Única de Feliz Natal e Juizado Especial Cível do Jardim Glória – Várzea Grande.

 

 

FONTE: Folha Max

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens