Participantes poderão experimentar linguagens como podcast, audiovisual, fotografia, lambe-lambe, grafite e projeção. Jovens receberão bolsa-auxílio e reembolso de despesas com transporte e alimentação. Oficina de grafite realizada no primeiro ciclo do programa
Minne Santos/ONU-Habitat
Estão abertas as inscrições para as novas turmas do programa Digaê!, que oferece oficinas sobre comunicação e cidadania para jovens das grotas de Maceió. As inscrições abriram nesta quarta-feira (14) e podem ser feitas através do site do projeto até o dia 29 de janeiro de 2023 (veja mais abaixo quem pode se inscrever).
As oficinas vão começar em fevereiro de 2023. Serão três meses de formação e, durante esse período, os participantes receberão bolsa-auxílio e reembolso de despesas com transporte e alimentação no local das atividades presenciais.
Nos encontros, os participantes vão poder discutir questões relacionadas aos seus territórios e experimentar linguagens como podcast, audiovisual, fotografia, fanzine, lambe-lambe, estêncil, grafite e projeção.
Os jovens também vão receber mentoria especializada e recursos para realizar ações de intervenção comunicativa que ajudem a mobilizar e transformar suas comunidades. Ao final, será entregue um certificado de participação.
Essa é o segundo ciclo do programa, que é promovido pelo Governo de Alagoas em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), o Instituto Pólis e a Viração Educomunicação.
“As juventudes em geral, especialmente as das grotas, ainda estão pouco representadas nas discussões formais sobre suas comunidades e sobre o direito à cidade. Para que tenhamos cidades resilientes, sustentáveis e inclusivas, precisamos de um planejamento urbano que seja participativo e representativo. O Digaê! é uma maneira de fomentar esse ideal”, pontua a analista de Programas do ONU-Habitat, Fernanda Balbino.
Quem pode participar
Ter entre 15 e 24 anos
Morar ou ter morado em uma das grotas dos bairros Benedito Bentes, Antares, Bebedouro, Chã de Bebedouro, Chã da Jaqueira, Mutange e Petrópolis
Será priorizada a seleção de jovens negros e negras, indígenas, romanis, LGBTQIAP+, mães e jovens com deficiência.
Clique aqui para conferir o edital completo
Em caso de dúvidas, os jovens podem entrar em contato pelo e-mail projeto@digae.org.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
FONTE: Lapada Lapada







