Foram encontrados com o homem armas de grosso calibre, centenas de munições e uniformes camuflados. Mais cedo, polícia detonou objeto deixado em caminhão de combustível. A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu na noite deste sábado (24) um homem suspeito de montar um suposto artefato explosivo nos arredores do aeroporto de Brasília, em um caminhão de combustível. Mais cedo, o objeto foi detonado pela Polícia Militar.
Segundo o delegado geral da Polícia Civil, Robson Cândido, o homem é um empresário paraense de 54 anos que viajou a Brasília para participar das manifestações de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL).
Ele foi localizado e preso em um apartamento na região sudoeste do Distrito Federal e confessou que tinha intenção de utilizar os explosivos no aeroporto. Mais detalhes sobre a identidade do homem não foram divulgadas até a última atualização desta reportagem.
Polícia apreendeu arsenal com armas e munições com o suspeito de deixar um artefato explosivo perto do aeroporto de Brasília
Divulgação/Polícia Civil
A polícia apreendeu com ele um arsenal com pelo menos duas espingardas, um fuzil, dois revólveres, três pistolas, centenas de munições e uniformes camuflados. No apartamento, foram encontradas outras cinco emulsões explosivas.
Ainda de acordo com o delegado, outras pessoas também estão envolvidas no crime e a polícia já trabalha para localizá-las. O homem foi autuado por posse e porte ilegal de armas, munições e explosivos e atentado contra o estado democrático de direito.
O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, parabenizou a polícia pela operação. “Cumprimento a Polícia Civil do DF pela prisão e apreensões efetuadas nesta noite, com aparente ligação com o artefato explosivo desta manhã. Fotos mostram o terrível efeito do extremismo no Brasil. Que todos rezemos nesta noite por paz”, postou ele numa rede social.
Artefato em caminhão
Segundo a Polícia Militar, o motorista de um caminhão-tanque de combustível percebeu um objeto estranho no veículo e alertou policiais na área. Ele não soube dizer quem havia deixado o material ali. A polícia descarta a participação do motorista no caso.
“A priori, o motorista não tem nada a ver com a situação, nem o caminhão. O caminhão seria utilizado supostamente para levar o artefato explosivo para algum lugar”, disse o delegado da 10ª DP, Marcelo Fernandes.
PM detona suposto artefato explosivo achado em caminhão na área do Aeroporto de Brasília
TV Globo/Reprodução
Flávio Dino disse que o material detonado era “emulsão de pedreira”, uma espécie de explosivo que costuma ser usado por mineradoras em escavações.
Segundo a política, a perícia constatou que os criminosos teriam tentado detonar o explosivo, mas ele não teria funcionado.
Artefato explosivo encontrado perto do aeroporto de Brasília
FONTE: Lapada Lapada