A concentração está marcada para 14h, no largo da Igreja do Bonfim, na rua de mesmo nome. Cortejo deve sair às 16h30. Participantes da cerimônia Águas de Oxalá fazem a tradicional lavagem da escadaria da Igreja do Bonfim, em 2020
Luna Markman/GloboNews
Olinda realiza, no domingo (8), a tradicional cerimônia das Águas de Oxalá. Este ano, a celebração religiosa completa 40 anos. A concentração começa às 14h, no largo da Igreja do Bonfim, na rua de mesmo nome, com a lavagem simbólica da escadaria da igreja.
O cortejo está programado para sair às 16h30 e passa pela Rua da Misericórdia, Quatro Cantos, Rua do Amparo, Largo do Guadalupe, Rua Severino José Ramalho, Avenida Joaquim Nabuco, Avenida Pan Nordestina, Rua Carmela Dutra, Maria Candido Correia, Rua São Paulo e chega ao Terreiro Roça de Oxum Opará, na Vila Popular.
Cerimônia Águas de Oxalá em Olinda, no ano de 2020
Reprodução/TV Globo
Em 2023, o tema do evento é “O caminho para paz começa dentro de nós”, que reverencia os ancestrais e pede proteção para o período carnavalesco, de acordo com os organizadores do evento.
A cerimônia das Águas de Oxalá foi idealizada pelo babalorixá Raminho de Oxossi, que é Patrimônio Vivo de Pernambuco. Ainda de acordo com a produção do evento, a festa religiosa faz louvor ao orixá Oxalá, criador da terra e dos homens.
A expectativa dos organizadores é que participem sacerdotes de vários terreiros e outras casas de candomblés de Pernambuco e também de estados vizinhos.
Todos os anos, a celebração reúne adeptos de crenças de matriz africana e foliões e turistas que circulam no Sítio Histórico da cidade.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
FONTE: Lapada Lapada






