Depois da prévia do censo demográfico do IBGE de 2022 que mostra a queda de moradores de 20 cidades de Mato Grosso, o Executivo Municipal de algumas cidades tem tomado algumas medidas a fim de evitar a perda de recursos federais bem como a quantidade de cadeiras nas câmaras de vereadores. A principal preocupação de alguns gestores é a perda da arrecadação de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), pago pelo Governo Federal com base no porte do município.
Tangará da Serra, por exemplo, é uma das cidades que corre o risco de ficar sem este recurso, que na prática seria significaria a perda de pelo menos R$ 4 milhões por ano. Por este motivo, a Prefeitura da cidade montou uma verdadeira força-tarefa para tentar evitar ainda mais prejuízos.
O Executivo disponibilizou um numero de WattsApp para que as pessoas que não responderam o questionário avisarem e agendarem a visita. No site da prefeitura também foi disponibilizado um questionário para os moradores responderem.
Caso o índice continue abaixo do esperado, o prefeito Vander Masson, não descarta a possibilidade de aplicação de multas para àqueles que se negarem a receber a visita ou que se negarem a responder o questionário do IBGE. Em Nova Olímpia, a preocupação é a mesma.
Por lá, também houve uma queda no sequenciador de habitantes que de 20.500 habitantes foi para 16 mil na última prévia do IBGE. Para evitar também a perda de recursos, a Prefeitura disponibilizou questionários nas Secretarias de Assistência Social e de Educação para serem preenchidos pelos residentes.
Além disso, um número de WhatsApp também foi disponibilizado para que as pessoas entrem em contato para agendar uma visita com um rescenceador. Já em Barra do Bugres a queda de 35.600 habitantes para 27.500 gerou preocupação na Câmara Municipal.
Isto porque de acordo com a Constituição Federal, os municípios que possuem entre 15 a 30 mil habitantes devem ter 11 vereadores, e a cidade atualmente possui 13. O último censo divulgado pelo instituto foi em 2010, quando o município tinha uma população estimada em 113 mil habitantes. Atualmente, Sinop conta com uma população de 199,9 mil habitantes e registrou um aumento populacional de 76,80% comparado com o último censo.
Municípios que perderam coeficiente do FPM 2023:
Alto Araguaia
Apiacás
Araputanga
Barra do Bugres
Colniza
Cotriguaçu
Feliz Natal
Guiratinga
Itiquira
Juruena
Nova Bandeirantes
Nova Olímpia
Poconé
Ribeirão Cascalheira
Rosário Oeste
Santo Antônio do Leverger
São José do Rio Claro
São José dos Quatro Marcos
Tangará da Serra
Vila Rica
FONTE: Folha Max