sábado, agosto 30, 2025

Chuvas intensas causam destruição no Norte do Estado; veja

As chuvas contínuas dos últimos dias tem castigado a região norte do Estado de Mato Grosso e causado estragos. Imagens registradas nos município de Gaúcha do Norte, Alto Boa Vista e São Félix do Araguaia mostram os danos.

 

Um dos vídeos mostra a estrada que liga Alto Boa Vista e São Félix completamente intransitável. Nelas é possível ver um carro de passeio atolado que tentou realizar a travessia.

 

Ao fundo ainda é possível ouvir o barulho da queda d’água nas crateras formadas pela correnteza na estrada de terra.

 

Em outra, um caminhão é retirado de um atoleiro por um guincho entre Querência e União do Sul.

Nós estamos com veículos próprios para essas regiões. Mas há trechos que são realmente impossíveis de serem acessados

 

Em Gaúcha do Norte, estradas e propriedades ficaram em baixo d’água. Um dos registros mostra equipes da Energisa trabalhando para reestabelecer o fornecimento de energia na região, com água até a altura dos joelhos.

 

Foram registradas também quedas de árvore, que têm prejudicado a locomoção das equipes.

 

“Nós estamos com veículos próprios para essas regiões. Mas há trechos que são realmente impossíveis de serem acessados. Nestes casos, vamos andando com muito cuidado e toda a segurança pra atender as regiões”, afirmou o eletricista da Energisa, Elton Pinheiro.

 

Conforme a Energisa, outras cidades afetadas no norte do estado nos últimos dias foram Cláudia, Marcelândia e Terra Nova do Norte. Na região do Araguaia, a MT-100 tem pontos invadidos pela água.

 

Multirões

 

De acordo com dados do Grupo Storm, empresa especializada no monitoramento do clima, Mato Grosso fechou 2022 com a incidência de 20,8 milhões de descargas elétricas, 12% a mais do que em 2021.

 

O serviço já tinha sinalizado em outubro chuvas e descargas acima da média para o ciclo das chuvas até março de 2023.

 

No Município de Luciara o fornecimento foi interrompido devido à queda de raio na rede.

 

“Os danos impediram que reacionamento remoto da rede fosse feito. Tivemos que atuar manualmente, na região”, explicou Paulo Teixeira, coordenador do Centro de Operações Integrado da Energisa Mato Grosso.

 

De acordo com o coordenador, o prognóstico de chuvas fez com que a empresa reforçasse o número de colaboradores.

 

“Essas equipes ficam em pontos específicos e com os equipamentos necessários pra fazer uma intervenção forte, caso exista necessidade. Claro que há áreas de extrema dificuldade. E nessas regiões a gente pede o apoio dos clientes. Nós estamos com esforço total pra fazer o atendimento”, reforçou.

 

A situação climática no Estado é acompanhada em tempo real.

 

Em caso de ver algum cabo partido, a orientação é nunca encostar nele. O correto é isolar área para evitar acidentes. Também não realize intervenções na rede, como fechamento de chaves.

 

A orientação é que a população entre em contado com a Energisa em caso de necessidade pelos número oficiais: Call Center – 0800 646 4196; Gisa (assistente virtual do WhatsApp) (65) 99999-7974.

 

Veja:

 

 

 



FONTE: Midia News

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens