Em 2019, foram 6.888 furtos. Depois de uma queda em 2020, os casos voltaram a aumentar em 2021. Em 2022, houve um grande crescimento: 9.136. PM afirma que, neste ano, operações contra esses tipos de crimes têm dado resultados. Comerciantes reclamam de furtos e falta de policiamento no centro de Sorocaba
Comerciantes da região central de Sorocaba (SP) estão reclamando do aumento nos números de furtos e roubos. A insegurança está fazendo muitos desistirem dos negócios. Eles alegam que não têm como trabalhar sem um reforço no policiamento.
Vídeos mostram as ações dos assaltantes (assista acima). Uma câmera de segurança registrou o momento em que um homem caminha tranquilamente pelo centro da cidade, observa uma mulher mexendo no celular, atravessa a rua, toma o aparelho da vítima e foge.
Um outro vídeo mostra dois homens dentro de uma sala comercial. Os suspeitos conseguiram fugir. Thuany Braz estava chegando ao comércio da família quando presenciou toda a ação.
“Eles estavam no telhado e, quando entrei no comércio, escutei um barulhão. Eles caíram no comércio do lado, que estava vazio. Daí eu comecei a filmar e tremer de medo, porque nós não sabemos quem realmente está ali, qual o risco que estamos correndo, era 22h de sábado, a avenida estava super movimentada, várias pessoas na rua, mas eles conseguiram fugir.”
Comerciantes reclamam de furtos e falta de policiamento no centro de Sorocaba
Reprodução/TV TEM
O comércio foi assaltado três vezes na mesma semana, em dezembro do ano passado. O suficiente para a família fechar a pastelaria. Vilmara Braz explica o motivo: “dentro do estabelecimento, quem trabalhava são pessoas que eu amo, a minha família, daí eu comecei a me perguntar até que ponto valeria a pena.”
Uma vítima que preferiu não se identificar contou que, em agosto de 2022, entraram na sala da casa dela e levaram documentos e dinheiro. “Depois disso, foram dois dias de ameaças e extorsão via telefone, tanto no meu estabelecimento quanto no meu número pessoal.”
Após uma denúncia, o suspeito foi preso, porém, depois da audiência, ele foi liberado e hoje está solto, rondando o bairro e fazendo novas ameaças.
Em 2019, foram 6.888 furtos no centro de Sorocaba. Depois de uma queda em 2020, os casos voltaram a aumentar em 2021. Em 2022, houve um grande crescimento: 9.136. Já os roubos, em 2019 foram 1.982. Em 2020 e 2021, houve uma queda, mas em 2022 foram registrados 1.551 casos. A Polícia Militar afirma que, neste ano, operações contra esses tipos de crimes têm dado resultados.
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
FONTE: Lapada Lapada