Semana7
Prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves, e o novo coordenador do DSEI Xavante, Bruno Tserebutuwe
Semana7
Prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves, e o novo coordenador do DSEI Xavante, Bruno Tserebutuwe
Andrezza Dias
Da Redação
Com o objetivo de atuar como gestor e liderança indígena, Bruno Tserebutuwe Tserenhimi’rãmi, conhecido como Bruno Xavante, tomou posse como novo coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena – Xavante (DSEI-Xavante), durante cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (27), no anfiteatro Fernando Peres de Farias, em Barra do Garças (a 509 km de Cuiabá).
Primeiro indígena a comandar o DSEI da região, ele falou sobre as expectativas para sua gestão que será responsável por atender nove terras indígenas, com cerca de 23 mil pessoas distribuídas nos municípios de Água Boa, Barra do Garças, Campinápolis, Canarana, General Carneiro, Paranatinga e Poxoréu.
“É um desafio muito grande, mas acredito que com conhecimento e liderança, como eu disse, não atuarei apenas somente como gestor, atuarei também como liderança jovem e, através da minha formação, que é Serviço Social, eu sei como funciona a população. O desafio, primeiramente, é fortalecer o movimento indígena Xavante e juntar, nós temos vários indígenas espalhados pelos municípios que fazem parte de Mato Grosso”, explicou o novo coordenador.
Bruno Xavante também agradeceu às lideranças que tiveram participação no processo de nomeação e ao governo federal, com apoio do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.
Agradeço ao governo Lula que está dando oportunidade para mostrarmos que o indígena tem capacidade de administrar e cuidar dos seus povos. Com esse objetivo e esse desafio, também estou aqui para cuidar do meu povo e levar essa saúde diferenciada, de fato, aonde foi criada essa Sesai [Secretaria Especial de Saúde Indígena]”, disse Bruno
“Agradeço ao governo Lula que está dando oportunidade para mostrarmos que o indígena tem capacidade de administrar e cuidar dos seus povos. Com esse objetivo e esse desafio, também estou aqui para cuidar do meu povo e levar essa saúde diferenciada, de fato, aonde foi criada essa Sesai [Secretaria Especial de Saúde Indígena]”, disse Bruno. “Então, com o maior orgulho estamos assumindo esse compromisso. Ou seja, nós vamos ter apoio do governo, através da Funai [Fundação Nacional dos Povos Indígenas], que é uma indígena que já foi nomeada [a presidente Joenia Wapichana], e a própria ministra também”, concluiu.
Para o prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves (PSD), a posse de Bruno Xavante traz esperança e reforça o desejo de democratização do acesso à saúde do povo indígena. “Estamos muito felizes recebendo caciques, lideranças, convidados de nove terras indígenas e tenho certeza que será uma oportunidade ímpar para que nossos irmãos Xavante tenham uma saúde diferenciada”, afirmou.
José Bueno (União), prefeito de Campinápolis, município que tem 56% da população composta por indígenas da etnia Xavante, desejou boas-vindas ao novo coordenador e destacou a importância de representatividade para a comunidade com a posse de Bruno no comando do DSEI da região.
Para o articulador político Xavante, Xisto Tsernhi’ru, ter um indígena a frente do DSEI-Xavante traz “dignidade da fala, de decisão, de propor, propriamente o indígena o que é importante para implantar e implementar. A formação dele na área de saúde também, da Atenção Básica, é o que nos dá raiz, alicerce para tudo isso, na vida sociocultural do povo Xavante”.
Também estiveram presentes na cerimônia de posse o assessor especial do governador Mauro Mendes, Beto Correa, e o prefeito de Nova Nazaré, João Teodoro Filho – Salgadinho (PSDB), que fez duras críticas aos governantes sobre a saúde indígena em aldeias no município.
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

FONTE: SEMANA7