sexta-feira, dezembro 12, 2025

Gesto EP construiu, reformou e executou obras na sade de Cuiab

Gesto EP construiu, reformou e executou obras na sade de

 

Não dá para desconsiderar o que a gestão Emanuel Pinheiro realizou na área da saúde de Cuiabá. Pelo menos 82 unidades de saúde, de um universo de 114, receberam algum tipo de investimento em melhorias estruturais para acolher melhor o cidadão usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). São benefícios que se estendem nos diferentes níveis de Atenção, seja ela Primária, Secundária ou Terciária. Sem falar que 10 unidades foram construídas e outras duas estavam em fase de construção e tiveram o projeto afetado, para não dizer interrompido, por conta da Intervenção do Estado, primeiro em dezembro e agora em janeiro novamente.

O transtorno ocasionado pela mudança de gestão imposta pela Intervenção, afetará todo o cronograma, bem como andamento dos programas que estavam sendo executados na Secretaria de Saúde de Cuiabá.

Nesse sentindo, infelizmente algumas obras finalizadas em 2022, prontas para inauguração não foram entregues para a população por conta da Intervenção. 

Entre elas, as obras da UBS Jardim Vitória II e III, a UBS Santa Isabel I, II e III, a UBS Jardim Imperial II, a UBS Cohab São Gonçalo, a odontologia da UBS Baú/Lixeira, além da UPA Leblon.

Em relação a saúde, é entendível que a questão de estrutura física exige investimentos constantes, considerando que a maioria das unidades de saúde ocupam espaços antigos e que se deterioram com o uso diário e ação do tempo, mas a gestão Emanuel Pinheiro sempre teve essa ciência, e caminhava para ampliar as melhorias, sendo que atingiu 93% das unidades com alguma ação nesse sentido.

Há que se afirmar, portanto, que em todas as regionais a população recebeu o carinho e atenção da gestão Emanuel Pinheiro simbolizada em paredes pintadas, ares-condicionados que substituíram ventiladores, painel eletrônico para o chamamento do paciente, equipamentos modernos e muito mais. Só para pontuar, das 24 unidades de saúde na regional Norte, 17 passaram por obras ou receberam investimentos para a reforma. Na Sul, 23 unidades do total de 27, também foram contempladas. Na Leste, das 32 unidades, mais da metade, sendo 21 já receberam investimentos, na Oeste foram 16 beneficiadas do total de 23. Nem a Rural ficou de fora, 3 foram contempladas entre as 6 existentes. 

Outro exemplo é a UBS do Santa Isabel, que após a reforma de ampliação, agregou a unidade 1, 2 e 3 em uma só, que passou a dispor de três cadeiras odontológicas e ofertando atendimento. A UBS do Jardim Imperial 2, uma das que estão prontas, e, mesmo prestes a ser entregue para a população, agora não se sabe quando entrará em funcionamento. 

Detalhe: essa unidade do Jardim Imperial, era apenas um esqueleto herdado de gestões anteriores e executada pelo prefeito Emanuel Pinheiro. E assim, se sucedem outras benfeitorias que a Intervenção tenta macular.

Ah, como não falar da UPA do Leblon que aguardava, antes da Intervenção, equipamentos e os profissionais para entrar em funcionamento. E tinha até data prevista, o aniversário de Cuiabá, agora em abril. No caso da equipe profissional já estava encaminhado com a realização do concurso público realizado em 29 de janeiro deste ano e com conclusão prevista para 14 de abril. 

Só para concluir, das 114 Unidades de Saúde, 10 unidades foram construídas e finalizadas e duas estavam em fase de construção. Outras 4 estão em processo licitatório para execução das obras e 2 na fase de licitação. Apenas 32 unidades ainda não receberam investimentos. 

Como esquecer a construção da UBS Ilza Picolli, na Região Norte, que oferece atendimento ao público?  Vale ressaltar que outras 5 unidades desta regional receberam reforma e ampliação, e outras 5 passaram por reforma.

Só na regional Sul foram construídas 4 unidades. E para não ficar só em palavras, são elas: UBS Santa Terezinha/Itapajé, UBS Jockey Club, UBS Nico Baracat e UBS Parque Ohara. Sem contar as reformas e ampliações em várias outras dessa regional.

Ainda entre as construções, destacam-se na regional Leste, 3 unidades, sendo a UPA Leblon, UBS Jardim Imperial II e a odontologia da UBS Baú/Lixeira. E outras 5 reformadas e ampliadas. 

Outras duas grandes construções também aconteceram na Regional Oeste e que mudaram a visão em relação ao atendimento público. Uma delas, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) não só parece como tem atendimento semelhante a unidade particular. O local faz todo diferencial nos serviços ofertados. A UPA Verdão também foi construída e pertence a essa regional. 

Para melhor entendimento, a Atenção Primária evolve as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros Odontológicos, Clínicas da Família e são responsáveis pela entrada do paciente, é onde a primeira relação diga-se, acontece, é o contato para conhecer o que a pessoa precisa. A Atenção Secundária (UPAS e Policlínicas) atende os casos de emergências e a Atenção Terciária (HMC, Hospital São Benedito e antigo PS de Cuiabá) casos especializados.

Por razões como estas, de fazer pelo povo, o prefeito Emanuel Pinheiro costuma afirmar que a sua gestão sempre esteve e está focada em entregar uma estrutura muito melhor do que quando assumiu em 2017, melhor em todos os sentidos, tanto de estrutura física como de profissionais.

Vereador Luis Claudio

FONTE: Folha Max

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens