Há oito anos, Seu Artistides da Silva passou a reciclar o lixo que ficava embaixo de sua casa, construída sobre palafitas, para ajudar na limpeza do local e também para complementar a renda. Morador de Congós, na periferia de Macapá, transforma garrafas pet em vassouras
O Amapá é o estado com o a pior cobertura de saneamento básico do país; 88% da população não tem rede de coleta de esgoto e 52% não têm acesso à água tratada. Nesta terça (18), o Profissão Repórter mostrou essa realidade no segundo episódio da série “Pra Onde, Brasil”.
No bairro Congós, na periferia de Macapá, nossa equipe registrou como as casas, construídas sobre palafitas, são cercadas por esgoto e lixo, mas também encontrou, em meio a essa situação de abandono, um morador que decidiu fazer sua parte.
Há oito anos, Artistides da Silva passou a reciclar o lixo que ficava embaixo da casa. Ele transforma garrafas pet em vassouras, que vende a R$ 8 cada; o faturamento chega, em média, a R$ 1.600 por mês.
“Fiz um cercadinho para não entrar o lixo de lá para cá. Eu faço a limpeza, quero que esteja limpo pelo menos o lugar que eu moro. Fico feliz de tirar o lixo da rua e aproveitar para uma fonte de renda. Estou fazendo um bem para a comunidade, essa que é a minha importância. Manter a minha família através da reciclagem também é bom demais”, vibra Seu Artistides.
Assista ao programa completo:
Edição de 18/04/2023 – Pra Onde, Brasil – Norte
FONTE: Lapada Lapada