O deputado Dr Eugênio de Paiva (PSB) vistoria em Mara Rosa, no Estado de Goiás, nesta quinta-feira (21/9), às 11 horas (horário de Brasília), as obras de construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO).
Ele fará a visita com uma comissão coordenada pelo prefeito de Água Boa, Dr. Mariano Kolankiewicz Filho, junto com a vice-prefeita Rejane Garcia e empresários da cidade.
O deputado acompanhará o trecho inicial da ferrovia na cidade goiana, que terá como destino o município de Água Boa (730 Km a Nordeste de Cuiabá). O trajeto a ser construído até Mato Grosso será de 383 Km e a ferrovia tem previsão de chegar em Água Boa em 2027.
“Vamos fazer essa vistoria, os primeiros 40 Km, para que a gente possa mostrar para todos do nosso Brasil que as obras estão acontecendo e para que os investidores possam vir para Mato Grosso e que eles possam acreditar no Estado”, destacou Dr. Eugênio sobre a importância da obra.
“Aqui ainda é um lugar onde as pessoas podem fazer dos seus sonhos uma realidade”, diz.
A FICO é uma infraestrutura logística essencial para alavancar o desenvolvimento do Araguaia e região Centro-Oeste, como meio de escoar a produção agropecuária de Mato Grosso.
*Redução de custos*
O deputado afirma que a ferrovia vai reduzir o custo entre os locais de produção e consumo, com acesso aos portos exportadores da região Norte do Brasil, como do Pará e Maranhão, com a interligação com a Ferrovia Norte-Sul.
“A ferrovia vem para nos ajudar na competitividade dos nossos produtos. Ela liga Mara Rosa a Água Boa, com extensão de 383 Km. Sendo um braço da Ferrovia Norte-Sul, que liga o porto de Itaqui, no Maranhão, ao porto de Santos. O Vale do Araguaia vai ficar interligado com o modal ferroviário do Brasil e será extremamente importante”, argumenta Dr. Eugênio.
A construção da ferrovia está estimada em R$ 10 bilhões. A Vale é a responsável pela execução da obra. No final de agosto, o deputado esteve na sede da empresa Vale, em Belo Horizonte (MG), para saber as informações sobre cronograma e obras da FICO.
*Audiência pública*
A Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) será um dos temas a ser debatido no dia 5 de outubro, às 9 horas, na Assembleia Legislativa, em audiência pública requerida pelo deputado.
As rodovias federais BR-158, 242 e 080 e áreas úmidas do Araguaia e do Guaporé serão outros temas a serem debatidos e terão propostas de encaminhamentos.
Assessoria de Comunicação:
Jornalista Jonas da Silva