Bernardo Alves, de 17 anos, foi assaltado em março e, por regra do exame, é preciso apresentar RG ou outro documento oficial com foto para realizar a prova. Jovem também levou carteira de trabalho, mas documento não foi aceito por fiscais. Com BO em mãos, candidato não consegue fazer prova do Enem porque teve RG roubado
O jovem Bernardo Alves de 17 anos não conseguiu fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (13). Ele contou que foi assaltado em março deste ano e os suspeitos roubaram seu RG, além de outros pertences. O candidato foi ao local de prova com a Carteira de Trabalho e o boletim de ocorrência, mesmo assim ele foi impedido de responder a prova.
Bernardo Alves chegou ao local para fazer a primeira prova, na escola Estácio de Sá, em Jardim Camburi, Vitória, mas foi impedido pelos fiscais e não pôde entrar na sala.
LEIA TAMBÉM
REDAÇÃO ENEM 2022: tema sobre ‘povos tradicionais’ ganha elogios
ENEM EM FOTOS: veja galeria do primeiro dia de exame
O estudante explicou para a reportagem da Rede Gazeta que está sem a carteira de identidade porque sofreu um assalto no começo do ano. Apesar dos esforços em tirar outro RG, ele não obteve sucesso.
Mesmo apresentando a carteira de trabalho e o Boletim de Ocorrência registrando o assalto em março, não conseguiu fazer a prova.
Com BO em mãos, candidato não consegue fazer prova do Enem porque teve RG roubado no ES
Atílio Esperandio/Rede Gazeta
Ele contou que solicitou a nova identidade em julho, mas só vai ficará pronta em 50 dias. “Eles alegaram que o Boletim de Ocorrência tem que ter validade máxima de 90 dias”, disse Bernardo.
Ou seja, o BO só podia ter validade de três meses, porém, como foi feito há cerca de oito meses, os organizadores do exame não aceitaram.
Ele ainda completou: “Não consegui fazer a prova porque eu não tinha RG, mas tinha documento. Eu tinha um e-título, que não tem a foto tirada na biometria; e a carteira de trabalho, que não é válido como documento”.
Já em casa, com a família, Bernardo disse à reportagem que não pensa em recorrer, vai relaxar e se preparar para o Enem de 2023.
“Agora já passou. Pesquisei os documentos que levar antes de ir ao local de prova. Quero tentar medicida e esse ano a prova seria para testar meus conhecimentos. Ano que vem vou estar mais preparado e com todos os documentos em mãos”, disse o candidato.
FONTE: Lapada Lapada
Com boletim de ocorrência em mãos, candidato não consegue fazer prova do Enem porque teve RG roubado no ES
