Virada Ambiental: Aragarças realiza reflorestamento e caminhada ecológica.

A Virada Ambiental é uma iniciativa para promover uma maior conscientização ambiental de toda a sociedade.

 

A Virada Ambiental é uma iniciativa para promover uma maior conscientização ambiental de toda a sociedade. Encontra-se na sua 4ª edição e já promoveu o plantio de milhares de espécies vegetais em todo o país. Em Aragarças-GO (cidade a oeste de Goiás, distante 375 km da capital Goiânia), a virada Ambiental acontece há dois anos. “Desde que a gestão Ricardo Galvão começou, buscamos nos incluir em todos os projetos e programas estatual e federal, como determinou o nosso prefeito”, disse a secretária de Meio ambiente, Maria de Fátima Carvalho.

O programa surgiu dentro da Universidade Federal de Goiás – UFG com a proposta de minimizar os impactos da emissão de carbono na atmosfera. Mas, devido a sua importância, ultrapassou as fronteiras na Universidade e passou a ser agenda de todos que se preocupam com nosso meio ambiente, contando com o apoio de diversos órgãos e cidadãos. Este ano acontecerá entre 20 e 26 de novembro de 2022. O Projeto é realizado em parceria entre diversas empresas do setor público, privado, sociedade civil organizada e pessoas físicas.

No município goiano a secretaria de Meio Ambiente está realizando o plantio de mudas em diversos locais, como a praia Quarto Crescente, escolas municipais, praças e logradouros públicos. Uma ação que tem envolvido assentados e instituições públicas e privadas é o reflorestamento das nascentes do município. No Parque dos Buritis já foi feito o trabalho de reflorestamento em diversas nascentes do córrego do Rola e essa semana a equipe se concentrou no Assentamento Pequena Vanessa com o plantio de mudas próximo as nascentes dos assentamentos.

“Aragarças está nos mais de 217 municípios que assinaram o termo de adesão nesse ano de 2022. Serão centenas de mudas nativas do Cerrado plantadas no mês de novembro, com envolvimento da comunidade, dos órgãos ambientais e de várias entidades, como ações propostas pela Gestão Ricardo Galvão”, finalizou a secretária de Meio Ambiente Maria de Fátima.

A virada Ambiental em Aragarças será fechado com a caminhada ecológica, com saída na praça do Cruzeiro, no sábado, 26, às 7h, até a ponte que liga o município à cidade de Pontal do Araguaia no Anel viário. “Eu estarei lá e convido a todos a participarem deste momento de conscientização de preservação do nosso meio ambiente”, fez o convite o prefeito de Aragarças, Delegado Ricardo Galvão.

Região araguaia

Sair da versão mobile