Pacote de mudanças viárias na região central de Taubaté passa a valer em 28 de dezembro


Depois de dois adiamentos, a prefeitura havia informado que previa as mudanças para janeiro, mas confirmou que elas acontecerão na reta final deste mês. Principal alteração é no sentido da Avenida 9 de julho. Taubaté conclui obras viárias e prevê mudança de sentido da Avenida 9 de julho para janeiro
Reprodução/Google Maps
d
A Prefeitura de Taubaté (SP) informou nesta quarta-feira (14) que o pacote de alterações viárias na região central, incluindo a mudança de sentido da avenida Nove de julho, passa a valer a partir de 28 de dezembro. Depois de dois adiamentos, a previsão da administração era iniciar a mudança só em janeiro.
Os locais o município que sofrerão as mudanças (veja a explicação de cada um deles abaixo) já foram recapeados e receberam os novos semáforos. As placas e faixas de trânsito também serão atualizados.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
De acordo com a administração municipal, as alterações terão como resultado um aumento de 25% na velocidade dos veículos e diminuição de 50% do tempo de parada nas vias.
A Secretaria de Mobilidade Urbana explicou recentemente como funcionará o ajuste na avenida Nove de Julho, a via mais movimentada entre as que receberão mudanças. Segundo a pasta, a avenida passará a ter o trânsito com sentido para a Praça da CTI, inverso do que acontece hoje.
A Avenida 9 de Julho, em Taubaté, passará a ter o trânsito com sentido para a Praça da CTI
Divulgação/Prefeitura de Taubaté
Com isso, a avenida Granadeiro Guimarães também mudará o sentido e fará o encaixe da Nove de Julho com a avenida Marechal Deodoro da Fonseca. No local, serão usados semáforos para organizar o trânsito no local e garantir a segurança viária.
Com essas mudanças, o motorista que estiver na região central e quiser acessar o bairro no sentido do supermercado Carrefour terá como principal alternativa a rua Joaquim Távora, marginal da linha férrea, que também sofrerá alteração de sentido.
Alteração de sentido na rua Joaquim Távora
Reprodução/Google Maps
Quais são as mudanças
Avenidas Nove de Julho e Granadeiro Guimarães: terão seus sentidos invertidos e passarão a seguir sentido Praça da CTI (sentido bairro-centro).
Viaduto Charles Schnneider (CTI): seguirá sentido região central com duas faixas de rolamento. Ao descer o viaduto o motorista poderá virar a direita na Rua Francisco Eugênio de Toledo e seguir para a Avenida Tiradentes ou virar a esquerda, sendo essa a principal rota sentido à área central (Ruas Agostinho Danelli, Dino Bueno, Parque Dr. Barbosa de Oliveira e Rua Joaquim Távora).
Alteração de sentido no viaduto da avenida Charles Schnneider
Reprodução/Google Maps
Viaduto “Torto”: será a principal rota para acessar o bairro Estiva, região do Taubaté Shopping e Quiririm, visto que o viaduto da Charles Schnneider seguirá no sentido contrário. O viaduto permanecerá com o sentido atual e seguirá sentido único, com uma faixa de rolamento em direção a Rua Edmundo Morewood. Poderá ser acessado pelos motoristas que estiverem na Avenida Nove de Julho ou na Rua Quatro de Março e que pretendem seguir sentido bairro.
O viaduto da Quatro de Março manterá o sentido atual, mas será duplicado
Reprodução/Google Maps
Rua Edmundo Morewood: passará a seguir sentido único (centro-bairro), com duas faixas de rolamento em direção a Rua dos Passos (Estiva) que dará acesso a Avenida Charles Schnneider.
Rua Darci Albernaz: terá seu sentido invertido e será o acesso do motorista que estiver na Avenida Charles Schnneider e quiser seguir sentido bairro (Estiva).
Rodoviária Velha: foi implantada uma via que será o primeiro e o principal acesso a Rua Conselheiro Moreira de Barros (que seguirá com seu sentido atual). A via poderá ser acessada pelos motoristas que vem da Rua Dino Bueno e quiserem acessar a Avenida Nove de Julho ou à Rua Conselheiro Moreira de Barros.
O acesso dos ônibus à Rodoviária Velha será pelo sentido contrário do atual.
Do outro lado do Parque Dr. Barbosa de Oliveira, em frente a Base Operacional da SEMOB, a via manterá seu sentido atual e poderá ser utilizada como retorno pelos motoristas que estiverem na Avenida Nove de Julho e pretenderem acessar o sentido contrário.
Praça da CTI: O contorno da Praça da CTI seguirá no sentido atual. Já algumas vias no entorno terão os sentidos alterados.
Rua Benjamin Constant: passará a seguir com dois sentidos viários e três faixas de rolamento, sendo duas faixas sentido Avenida Tiradentes/Estádio Joaquinzão e uma faixa com conversão livre a direita sentido Praça da CTI.
O motorista que estiver na Praça da CTI e pretende seguir sentido Estádio “Joaquinzão”, Jardim das Nações ou Quiririm poderá seguir em frente e cruzar a Avenida Tiradentes. Será instalado um semáforo no cruzamento entre a Rua Benjamim Constant e a Avenida Tiradentes para proporcionar mais segurança a motoristas e pedestres e possibilitar o cruzamento entre as vias.
Rua Prof. Luiz Augusto da Silva: terá o sentido invertido e passará a seguir sentido Rua Dino Bueno. A via será o acesso dos motoristas que estiverem na Avenida Nove de Julho e pretendem retornar a região da Rodoviária Velha ou seguir em direção a Avenida Marechal Deodoro da Fonseca.
Rua Armando Salles de Oliveira: terá seu sentido invertido, passará seguir sentido bairro-centro. A via será o acesso do motorista que descer o viaduto da Charles Schnneider, virar à esquerda e quiser seguir sentido Praça da CTI.
Prazos
O projeto de alteração de sentido de vias da região central havia sido anunciado pela prefeitura em dezembro de 2021, com previsão para maio de 2022.
Na época, a gestão informou que houve atraso no calendário de obras e alterou a data para agosto. Depois, houve novo adiamento, dessa vez para janeiro.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade, os atrasos aconteceram com a chegada de emendas parlamentares. O dinheiro fez com que a prefeitura decidisse ampliar as obras que estavam sendo feitas e acabou não concluindo a tempo.
Agora houve uma nova mudança: invés de janeiro, a gestão confirmou as alterações para o dia 28 de janeiro.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

FONTE: Lapada Lapada

comando

Sair da versão mobile