segunda-feira, setembro 9, 2024

Desempenho da saúde de Barra do Garças eleva pontuação do município no Programa Previne Brasil.

 

Nesta sexta-feira (17), a Prefeitura de Barra do Garças divulgou o resultado da avaliação de desempenho da saúde pública do município no Previne Brasil, o programa de financiamento federal que garante o repasse de recursos aos municípios, de acordo com seus desempenhos. Em dois anos de implementação do projeto, o município saltou de 3,39 pontos, em 2021, para 6,35, no fim de 2022.

 

O programa Previne Brasil tem o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços ofertados pela Atenção Primária à Saúde, com base nos dados que medem o nível de responsabilidade e cuidado dos gestores e profissionais da saúde com os cidadãos.

 

O desempenho das cidades é avaliado com base em três critérios: captação ponderada, que calcula o repasse de acordo com a população cadastrada no município; pagamento por desempenho, que define o valor a ser transferido com base nos resultados alcançados pelas equipes de saúde; e incentivo para ações estratégicas, que contempla a implementação de programas e ações para ampliar o acesso à saúde pública.

 

A coordenadora de Atenção Primária à Saúde de Barra do Garças, Luanna Martins, explicou que as equipes realizam o monitoramento diário dos indicadores. “É avaliado desde consultas até realização de exames, incluindo vacinações e entrega de próteses dentárias”, detalhou.

 

A representante da Atenção Primária de Barra do Garças explicou ainda que é necessário colaboração da população para elevar mais a nota do município, como acompanhamento regular de gestantes, diabéticos e hipertensos, além da atualização de vacinas e da realização de exames preventivos.

 

O secretário de Saúde, Adilson Tavares, contou que a expectativa é de que a saúde de Barra do Garças alcance resultados ainda melhores esse ano. “Temos aderido à diversas estratégias com o intuito de melhorar esses indicadores, receber mais recursos e melhorar a qualidade da saúde do nosso município”, destacou.  (Secom-BG)

Região araguaia