Marcos Filho
Da Redação
Reprodução
Cerca de 120 profissionais da Segurança Pública da região do Médio Araguaia (Aragarças – GO, Barra do Garças – MT e Pontal do Araguaia – MT) irão concluir o curso de Libras Básico neste mês. A iniciativa que visa proporcionar atendimento adequado para a comunidade surda é uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia (UFMT/CUA) e a Polícia Judiciária Civil (PJC).
O curso de Libras Básico vem sendo ofertado desde fevereiro deste ano, com seis turmas ativas divididas nos períodos matutino (1), vespertino (1) e noturno (3), além de uma turma na região do Ganha Tempo, em Barra do Garças.
Prevista para ser concluída no final de maio, a ação tem por objetivo central a capacitação dos servidores da Polícia Judiciária Civil e demais setores da segurança da região.
Segundo Espedita Acácia Torres, servidora da Polícia Judiciária Civil de Barra do Garças, o interesse por proporcionar esse tipo de ação na região se deu no ano passado, quando a funcionária pública conheceu o Projeto de Extensão Divulgação e Ensino da Libras no Araguaia (DELA).
“Anteriormente eu já havia feito outros cursos de Libras. E através dos cursos e dos estudos que eu tive, eu pude perceber a tamanha dificuldade que tinha a pessoa surda em se fazer entender. E, desde então, eu venho fazendo o intermédio de atendimento as pessoas surdas em nossas delegacias”, conta Acácia.
E foi assim que a servidora junto com a professora Neila Cristina de Lima Martins, que é tradutora e intérprete de Libras na UFMT/CUA, além de idealizadora do projeto de extensão, uniram forças entre a PJC e o DELA para proporcionar um ensino de qualidade aos servidores locais e dar voz e espaço a comunidade surda, por meio do Ensino de Libras Básico.
“Foi aí que então fechamos essa parceria com o objetivo de multiplicar esses conhecimentos com nossos demais colegas para que possamos juntos promover essa acessibilidade a comunidade surda”, explica Acácia.
Com isso, o curso – que deve terminar no dia 30 de maio – pretende retornar com novas turmas no mês de agosto, sem data prevista divulgada.
Para mais informações, acesse a página do Instagram: @delaprojeto.
Supervisão de texto: Andrezza Dias
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).
FONTE: SEMANA7