O Projeto Demonstrativo do Programa Juntos Pelo Araguaia foi lançado com o objetivo promover ações de recomposição de áreas florestais, preservação de nascentes e conservação do solo e da água na bacia do Araguaia, além de implantar ações de saneamento em cidades da região. Quando foi lançado em 2019 na cidade de Aragarças-GO, o prefeito Dr. Ricardo Galvão era o delegado local, e agora como gestor na manhã desta terça-feira, 04, junto com o seu “staff”, se reuniu pela segunda vez com representantes do Instituto Espinhaço, em seu gabinete.
Segundo Mayara Soares, coordenadora do projeto Juntos pelo Araguaia, “ já iniciamos na áreas de propriedades rurais, que necessitam de intervenções e que são prioritárias para o programas sendo realizados em três lotes e dar inicio ao quarto lote em Aragarças e Bom Jardim com a recuperação de mais de 295 hectares”.
A secretária de Meio Ambiente, Sônia Maria, lembrou que: essas ações ambientais, melhorarão em muito a qualidade de vida de todos da região”, afirmou a secretária.
O projeto, que reúne esforços dos governo Goiás municipais, tem como meta a recuperação de 10 mil hectares no Alto Araguaia, o que corresponde, aproximadamente a 10 mil campos de futebol. A iniciativa também prevê o plantio de 150 mil mudas de espécies nativas do Cerrado em uma área de 100 hectares e a construção do Centro de Desenvolvimento Florestal Sustentável do Cerrado, que contará com área para a produção anual de 600 mil mudas.
Segundo o secretário de Agricultura, Pastor Silvio Dias, “o projeto irá trabalhar diretamente para sensibilizar, mobilizar e engajar proprietários e produtores rurais para ações de restauração florestal em áreas de preservação permanente e áreas de recarga hídrica, promovendo o aumento da produção de água em qualidade e quantidade para a indústria do agronegócio”, disse.