O juiz João Bosco Soares da Silva concedeu liberdade provisória ao empresário Rafael Geon de Sousa, ainda na tarde de quarta-feira (20), durante de audiência de custódia. Ele foi preso na manhã do mesmo dia na “Operação Piraim”, que investiga um grupo por extorsão e sequestro de um vendedor de joias por causa de dívidas.
A operação foi deflagrada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Cuiabá após um vídeo nas redes sociais viralizar em todo país em que um vendedor de joias apanha de chicote de cobradores num posto de gasolina em maio deste ano. O magistrado determinou a soltura ao empresário por ele ter um filho de cinco anos com transtorno do aspecto autista.
Além disto, a esposa do empresário está grávida de oito meses com risco. Ela, inclusive, precisou ser internada na data da prisão em razão do forte “abalo emocional” ao ver seu marido ser conduzido pela policia.
O magistrado aplicou medidas cautelares como não manter qualquer contato com a vitima e com os demais cobradores. Ele também não poderá se ausentar da cidade sem autorização. “Não poderá frequentar bares, lupanares ou estabelecimentos congêneres. O conduzido deverá comparecer a todos os atos processuais para os quais for intimado, e não poderá mudar de residência ou ausentar-se desta Comarca por prazo superior a oito dias, sem autorização deste Juízo, sob pena de revogação liberdade provisória”, determinou o magistrado em decisão obtida com absoluta exclusividade pelo FOLHAMAX.
CORRENTE CRAVEJADA
Uma das vítimas das cobranças com chicotes, o vendedor de joias, L.J.E.S, era conhecido por comercializar produtos para elite mato-grossense e de outros estados. Ele comprou uma corrente de ouro, com fecho cravejado de diamantes no valor de R$ 50 mil, do empresário, mas não efetuou o pagamento pela joia.
Indignado com a situação, Rafael teria contratado os cobradores juntamente com o também empresário Bruno Rossi Penazzo, de 38 anos. Bruno Rossi segue preso.
Outros quatro suspeitos continuam foragidos, sendo eles Sérgio da Silva Cordeiro, José Augusto Figueiredo, Benedito Luiz Figueiredo e Guilherme Augusto Ribeiro. Eles devem se apresentar na próxima segunda-feira. Piraim é um tipo de chicote trançado, geralmente confeccionado com couro bovino.
FONTE: Folha Max