A Gestão do prefeito Delegado Ricardo Galvão, está monitorando e intensificando as medidas de controle da dengue em decorrência do aumento do número de casos no estado, conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
“ O fumacê é um aliado para o combate do mosquito transmissor da dengue, o carro estará passando nos bairros com maior número de focos do mosquito a partir da próxima quarta-feira, dia 24 de abril das 5h às 9h da manhã e das 17h às 21h. Pedimos aos moradores dos setores: Bela Vista, Araguaia, Centro, Vila União, Jardim das Palmeiras, Base Velha, Ceará e Nova Esperança, abram suas janelas, portas e box do banheiro, assim o veneno consegue ter maior penetração. Juntos combateremos a Dengue”, disse a secretária de Saúde, Mayara Neves.
Em Goiás, muitos municípios estão em alerta e vários vivem estado de emergência. Além da dengue, também há casos confirmados de chikungunya. Em decorrência desse quadro, o prefeito Delegado Ricardo determinou à Secretaria da Saúde a ampliação da estratégia dos chamados Gabinetes de Crise, criado recentemente em Aragarças e nos outros 245 municípios do Estado, para monitorar a situação e adotar ações médicas e sanitárias com o objetivo de conter as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.
Em entrevista na capital superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, explicou sobre o uso do fumacê, medida que a população considera importante para reduzir a população de mosquitos. Ela explica, porém, que o fumacê tem eficiência muito baixa, porque as casas são protegidas com muro alto, árvores na porta e outras barreiras, impedindo que o inseticida chegue aos quintais. “A ação das pessoas no combate ao mosquito, adotando cuidados como manter quintal limpo, evitar acúmulo de água e conservar lixo e caixa d’água bem fechados, garante melhor resultado”, explicou ela.