domingo, dezembro 22, 2024

UFMT estuda novo calendário para repor aulas perdidas na greve, garante reitor | RDNEWS

O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Evandro Soares, afirma que o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão está estudando o novo cronograma e reprogramando as atividades a serem repostas   após a greve. 

“Estamos trabalhando para que a continuidade do serviço seja mantida e que a transição seja ininterrupta. Assim, tão logo os estudantes devem estar colando grau”, afirmou.

Reprodução

A greve docente na UFMT foi encerrada no dia 1° de julho e as aulas voltaram no dia 8 de julho. A paralisação afeitou cerca de 25 mil alunos e durou 40 dias. Neste tempo, o comando da greve chegou a ir até Brasília para pressionar o Executivo Federal. O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) aceitou o acordo, que prevê reajustes salariais em 2025 e 2026. Além dos docentes, os técnicos administrativos também aprovaram acordo e deram fim à paralisação no dia 27 de junho, a qual ocorria desde março,

Troca de reitoria

O reitor Evandro Soares ficará no mandato até o dia 14 de outubro. As novas eleições para o substituto ao cargo já foram feitas pelos órgãos colegiados. A lista tríplice foi encaminhada para o Ministério da Educação (Mec) em Brasília e o nome será escolhido pelo presidente Lula (PT).

“Esperamos que respeite a decisão democrática da universidade e escolha a primeira da lista que é a Marluce [Marluce Aparecida Souza e Silva]. A nomeação deve sair em dois meses”, afirma.

Evandro continuará na universidade ocupando a função de professor do departamento de Engenharia Elétrica.

FONTE: RDNEWS

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens