O deputado estadual Valdir Barranco apoia a indicação da presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, para ocupar uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU), que ficará à disposição. No entanto, o caminho não parece ser nada fácil, diante da intenção de “caciques do PT” de indicá-la devido à necessidade de passar por uma “sabatina” na Câmara dos Deputados.
Na avaliação de Barranco, Gleisi tem predicados importantes para assumir o cargo, embora compreenda que se for concretizado, será um duro golpe na espinha dorsal do partido, visto que ela é a principal liderança da legenda após Lula. “Acho que politicamente vamos perder um grande quadro. Mas ela é muito competente tecnicamente, tem todos os predicados para o cargo”, comentou ele ao .
Thaís Fávaro/ RD News
Valdir Barranco, Gleisi Hoffmann e Lúdio Cabral, durante evento partidário em MT
“Tem reputação ilibada, tem comprovado saber jurídico e os 10 anos de exercício do direito. Além disso ela tem graduação, em Gestão de Organizações Públicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande e especialização em Administração Financeira pela Faculdade de Administração e Economia do Paraná (FAE), em Curitiba. É super preparada”, emendou.
Por outro lado, o deputado estadual Lúdio Cabral, mais uma das principais liderança do PT em Mato Grosso, disse à reportagem que a ida de Gleisi ao TCU pode significar uma perda imensurável para o partido, e compreende não ser o momento adequado. “Não acho legal. E ela é um quadro político importante. Não está na hora de parar [de fazer política]”, avaliou.
A possível indicação faz parte de um acordo do PT com presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), que quer apoio da sigla de esquerda para conseguir eleger o seu sucessor, Hugo Motta (Republicanos-PB). A votação deverá ocorrer de maneira secreta – o que pode frustrar os planos do PT e de Lira.
FONTE: RDNEWS