Em razão da campanha Novembro Azul, o MT Saúde não cobrará o pagamento da coparticipação nos exames de coleta de amostra de sangue (PSA) e ultrassom da próstata realizados em novembro. A isenção vale para todos os homens que procurarem esse atendimento, independentemente da idade.
O mês faz parte do calendário mundial de combate, diagnóstico precoce e prevenção ao câncer de próstata. Segundo o relatório Incidência de Câncer no Brasil, publicado em 2023 pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), há uma estimativa de quase 72 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil.
No Centro-Oeste, são estimados 5.210 novos casos desse tipo de câncer na região. Somente em Mato Grosso, são estimados 1.020 novos casos de câncer de próstata. Em Cuiabá, por exemplo, há uma previsão de 220 novos diagnósticos.
O médico urologista, Newton Tafuri, destaca a importância de fazer os exames, inclusive o de toque, pois quanto antes a doença for detectada maior a possibilidade de cura.
“Por mais que os exames sejam indicados para homens acima dos 50 anos, é importante que pacientes com histórico da doença na família, homens obesos e os de raça negra iniciem os exames rotineiros a partir dos 45 anos”, diz o urologista.
Para a presidente do MT Saúde, Misma Thalita dos Anjos, todo dia é dia de cuidar da saúde, mas neste mês em especial o foco é na assistência ao público masculino.
“É muito importante que os homens possam conversar com os médicos sobre o risco que é o câncer de próstata, principalmente, se existe algum histórico familiar já diagnosticado e o MT Saúde está aqui justamente para isso”, ressalta Misma.
O MT Saúde atende aos servidores ativos, inativos, pensionistas e comissionados dos poderes governamentais do Estado. O plano tem atendimento médico hospitalar 24 horas, contando com aproximadamente 500 prestadores de atendimento. Esse serviço se estende aos dependentes e agregados, com a menor mensalidade entre os planos, a partir de R$123,37.
Entre em contato com a nossa Central de Relacionamento com o Beneficiário: (65) 3613-7700 ou pelo nosso WhatsApp (65) 98463-3773.
FONTE: matogrossosaude