14 de Novembro: Dia Mundial de Combate ao Diabetes

O diabetes (diabetes mellitus) é uma doença causada pela baixa produção de insulina no corpo, um hormônio que faz a regulação do açúcar no sangue, responsável pela quebra das moléculas de açúcar, a glicose, transformando em energia para o corpo humano. 
 
Existem diferentes tipos de diabetes: o tipo 1, tipo 2, a diabetes gestacional e a pré-diabetes.

O tipo 1 geralmente ocorre em jovens e crianças, onde o próprio sistema imunológico já ataca e destrói as células que produzem insulina. Geralmente são diagnosticadas na infância por ser um fator genético.
 
O tipo 2 está associado à obesidade e ao envelhecimento, onde ocorre uma resistência à produção de insulina nas células do pâncreas, que é o órgão que produz esse hormônio.
 
O diabetes gestacional está relacionado às mudanças hormonais no corpo da mulher enquanto gestante. Essas mudanças fazem com que a ação da insulina produzida no corpo seja reduzida, mas que volte ao normal após o parto.
 
Já o pré-diabetes serve como um alerta. É uma condição em que os níveis de açúcar no sangue estão alterados, o que indica risco para o avanço da doença.
 
Quais são os sintomas da doença?

Os principais sintomas da doença são fome, sede excessiva, vontade de urinar várias vezes ao dia, fraqueza e fadiga. Em alguns casos, a demora para cicatrização de feridas, formigamentos nos pés e nas mãos, inchaços e até mesmo a visão embaçada.
 
Tem cura?
 
Infelizmente não, mas existem formas de prevenção e controle para conviver com a doença.
 
A principal forma de identificação é realizando o teste glicêmico em qualquer unidade de saúde. Se o nível de açúcar no sangue estiver alterado, um médico deverá ser consultado.
 
Para ajudar a prevenir a doença, é recomendável adotar um estilo de vida mais saudável. Ter uma dieta com frutas, verduras e legumes, evitar comer alimentos ultraprocessados, fazer atividade física regularmente e não fumar cigarros ou outros dispositivos que contenham tabaco e nicotina.
 
Vale ressaltar que, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, uma a cada três pessoas que têm diabetes, não sabem que têm a doença, uma vez que os sintomas demoram para aparecer.
 
O diagnóstico precoce do diabetes é fundamental para minimizar os danos da doença e controlar a condição.
 
Conte com o MT Saúde
 
Entre em contato conosco e veja onde você pode realizar seus exames. O plano tem aproximadamente 500 prestadores de serviço credenciados em hospitais, clínicas, laboratórios e médicos especialistas. Além dos serviços de teleconsulta e pronto atendimento 24 horas.
 
Ainda não é beneficiário? Faça sua adesão ao MT Saúde, fale com a nossa central: (65) 3613-7700 ou pelo nosso WhatsApp (65) 98463-3773.
 
 

FONTE: matogrossosaude

comando

Sair da versão mobile