O Prêmio Sabino Albertão 2024, que celebra os destaques esportivos do Estado, homenageou a primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes e o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, ambos na categoria “Amigos do Esporte”. A premiação foi realizada ontem (17 de dezembro), em Cuiabá, e contou com a presença dos medalhistas olímpicos e paralímpicos de Mato Grosso, Ana Vitória, Arthur Silva e Érika Zoaga, que entraram para o Hall da Fama por contribuírem com a divulgação do nome do Estado no cenário esportivo internacional. Além disso, também foram premiadas 11 categorias esportivas que foram destaque entre julho de 2023 a julho de 2024.
“Me sinto muito honrado pelo reconhecimento. Nós acreditamos que o esporte é uma das bases essenciais para manter nossas crianças e adolescentes em um caminho sadio; o esporte preza pelo espírito coletivo, pela disciplina, esforço em busca de resultados; enfim, o esporte nos dá lições diárias de determinação, força, garra, de que há um longo caminho e muito preparo para a chegada ao pódio”, ressalta Ari.
No segundo mandato à frente do município de Sorriso, Ari iniciou a vida pública na cidade como líder de associações esportivas. “Minha trajetória no esporte marcou minha vida pessoal, integrei equipes de voleibol, handebol e aprendi muitas lições de cidadania em cada uma e também no Moto Clube, independente do esporte ser coletivo ou individual, sempre há uma equipe por trás, há um treinador/orientador e o esportista precisa aprender a trabalhar com o outro, a ouvir, a se posicionar; repito: o espírito esportivo é centrado no trabalho coletivo, nas muitas vozes que formam uma equipe”, pontua Ari.
O prefeito destaca que nos últimos oito anos em que esteve à frente da Prefeitura, o Município buscou dar continuidade a políticas públicas voltadas à prática do esporte. Dentre os programas realizados na gestão de Ari Lafin estão o “Atletas do Futuro”, que visa incentivar o desenvolvimento esportivo de atletas em idade escolar com ajuda de custo e premiações, e o “Ginástica na Praça”, que oferece à população atividades físicas, palestras e orientações nas diversas praças do município.
Já com o programa Sorriso + Esporte, a gestão busca universalizar o acesso ao esporte por meio de diversas ações, como a diversificação da prática esportiva, participação em competições oficiais, valorização do esporte amador, dentre outras.
Além disso, o município se destaca pelos investimentos em sua infraestrutura esportiva e, neste ano, entrega o Ginásio Olímpico, que é considerado uma das melhores arenas esportivas do país.
Já a primeira-dama mato-grossense é reconhecida como madrinha nacional do Jiu-Jitsu Paradesportivo e, recentemente, foi também anunciada como embaixadora mundial do Parajiu-jitsu, durante a competição mundial da modalidade em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
A dedicação de Virginia Mendes ao paradesporto ainda lhe rendeu o Selo Mundial de Inclusão, oferecido pela World Parajiu-jitsu Federation (WPJJF) e pela Federação Brasileira de Jiu-jitsu Paradesportivo (FBJJP). O título internacional coloca Mato Grosso em evidência no cenário global como um estado exemplar no que diz respeito à inclusão.
Virgínia também destacou o quanto se sentiu honrada pelo reconhecimento. A primeira-dama ressaltou ainda que quer continuar trabalhando para ampliar a inclusão e o poder transformador do esporte.
Sobre o Prêmio Sabino Albertão
O Prêmio Sabino Albertão é promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) para homenagear os destaques esportivos do ano em Mato Grosso. Já a categoria especial dentro da premiação, o troféu “Amigos do esporte”, reconhece a contribuição de personalidades ou instituições ao desenvolvimento esportivo do Estado.
O nome do prêmio é uma homenagem ao professor e ex-secretário de Estado de Esportes e Lazer (1997 a 2002), Sabino Albertão Filho, que faleceu em 2021.
Esta edição contou com a realização do Instituto Técnico de Educação, Esporte e Cidadania (Iteec Brasil) e foi produzida pela Bemtivi Academia de Arte.
FONTE: matogrossonews