A qualidade não é negociável: corte custos, não clientes | RDNEWS

Rodinei Crescêncio/Rdnews

O diretor disse: 

— Precisamos reduzir despesas! Nosso lucro está sendo engolido pelos excessos e desperdícios.

O gerente, ao ouvir isso, concordou que era necessário mobilizar a equipe para maior atenção e ação nesse aspecto. Ele reuniu todos e afirmou:

— Todos precisam economizar! A nossa meta é reduzir despesas e evitar desperdícios, pois nossos lucros estão sendo consumidos pelos altos custos e má gestão.

Com essa orientação, o comprador e o cozinheiro decidiram agir. Assim, começaram a implementar algumas mudanças:

* O filé do cardápio foi substituído por coxão duro com o uso de amaciante de carne;

* O azeite foi trocado por óleo de girassol, servido em um galheteiro bonito;

* O café “cortesia” passou a ser de uma marca mais barata, tipo C.

Várias alterações semelhantes foram realizadas em “prol” da empresa.

A intenção era boa, mas os clientes começaram a perceber e reclamar. Muitos deixaram de frequentar o local.

Empresário, como as metas vêm sendo desdobradas na sua empresa?


Cynthia Lemos

Embora as metas estivessem sendo cumpridas, isso ocorria a um custo alto: a perda de clientes. O maître, líder do salão,sentindo o impacto, resolveu desabafar com o gerente, pois já estava cansado de ser o “chato” da equipe, afinal, era ele quem relatava as constantes reclamações dos clientes, que precisavam ser repassadas aos garçons e, consequentemente, à cozinha. 

Todos estavam tentando cumprir as metas impostas, mas o resultado desejado não estava sendo alcançado.

Por coincidência, eu estava ali, ouvindo toda a conversa. Pude entender o que realmente havia acontecido: a informação havia sido repassada, mas não compreendida em sua totalidade. Faltou considerar aspectos essenciais, como o posicionamento da marca, a identidade e a assinatura organizacional. Os gestores não ensinaram, nem reforçaram esses valores com a equipe operacional.

Os cozinheiros, o comprador e outros profissionais estavam apenas seguindo as ordens da forma como as entenderam, com fidelidade e esforço. No entanto, suas ações eram baseadas em uma compreensão limitada do objetivo maior da empresa.

Esse cenário nos alerta para a importância de comunicar de forma clara e abrangente. Resultados reais em uma empresa dependem disso! Eles dependem de uma essência sólida, onde metas sejam repassadas com atenção aos princípios de:

* Ensinar

* Exemplificar

* Delegar

* Checar/verificar

Assim, empresário, como as metas vêm sendo desdobradas na sua empresa?

Cynthia Lemos é psicóloga e empreendedora; fundadora da Grandy Psicologia Empresarial e escreve neste espaço quinzenalmente às quintas-feiras

FONTE: RDNEWS

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