Deputado aciona MS contra prefeito em Cuiab: ‘grande irresponsvel’

 

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) entrou com uma representação no Ministério Público Federal (MPF) e acionou o Ministério da Saúde contra o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), para derrubar a portaria que autoriza o atendimento médico sem necessidade de agendamento prévio em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Para o petista, a condução do bolsonarista tem sido desastrosa e traz graves prejuízos à população cuiabana.

“O que o prefeito Abílio está fazendo é extremamente prejudicial para a sociedade cuiabana. Ele está mais perdido do que cebola em salada de frutas e sua administração está trazendo grandes prejuízos. Como há muitos recursos federais envolvidos, entrei com essa representação para que o Ministério Público Federal e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, tenham conhecimento do que está acontecendo. Anexei, inclusive, documentos do Conselho Regional de Medicina (CRM) e do Sindicato dos Médicos”, afirmou Barranco nesta segunda-feira (3).

Barranco criticou duramente a decisão de Abílio de permitir que qualquer paciente, independentemente da gravidade do caso, procure qualquer unidade de saúde. Para o deputado, isso gera um colapso no sistema e expõe não apenas os pacientes a riscos, mas também os profissionais de saúde a situações de violência.

“O que ele está fazendo é algo muito grave. Você não pode dizer para a população que ela pode procurar qualquer unidade de saúde, sem levar em conta a infraestrutura disponível e o objetivo para o qual aquela unidade foi criada. Isso coloca os médicos e demais profissionais de saúde sob risco de agressões, pois muitos pacientes que chegam em situações críticas e não recebem o atendimento adequado acabam se revoltando contra os trabalhadores da linha de frente”, denunciou.

O parlamentar destacou que estará em Brasília nos próximos dias e buscará uma reunião com a ministra da Saúde para discutir a situação da capital. Ele considera que a condução da saúde em Cuiabá tem sido irresponsável e que a prefeitura precisa ser cobrada e fiscalizada. Questionado sobre a possível responsabilidade do prefeito Abílio em relação à morte de uma paciente devido às mudanças nas UBSs, Barranco afirmou que a situação deve ser apurada com rigor. 

Barranco também criticou a postura de Abílio em justificar sua falta de ações alegando estar há pouco tempo no cargo. “Abílio está sendo um grande irresponsável e precisa tomar vergonha na cara, tomar tento, sentar na cadeira de prefeito e começar a governar de verdade”, disparou o deputado.

Para o petista, a transição de governo deveria ter sido suficiente para iniciar uma administração organizada. “Ele fica dizendo que são 30 e poucos dias de gestão, mas teve três meses de transição. O presidente Lula, por exemplo, governou desde a transição, com a PEC da Transição, mesmo com um governo anterior que era absolutamente contrário a ele. Abílio já passou dos trinta dias e ainda não começou a governar. Cuiabá está tomada por buracos, os canteiros estão cheios de mato, e a cidade está um caos”, criticou.

FONTE: Folha Max

comando

Sair da versão mobile