O câncer de intestino ou colorretal, está entre os que mais atingem homens e mulheres no Brasil e no mundo. A maioria dos casos não tem causa conhecida, mas é uma doença que tem prevenção.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para este ano, são estimados mais de 45 mil casos de câncer colorretal. Isso deixa a doença na terceira posição do ranking entre os tipos de câncer mais frequentes no Brasil, ficando atrás apenas dos tumores de pele não melanoma.
Diante da importância de falar sobre o tema e reforçar os cuidados, a prevenção e o diagnóstico precoce, o MT Saúde entrevista o médico credenciado oncologista e hematologista André Crepaldi, que explica sobre a doença.
MT Saúde – Qual a importância do diagnóstico precoce?
Dr. André Crepaldi – Primeiro de tudo, falar sobre a conscientização é falar diretamente sobre a prevenção, pois ela é o melhor remédio contra esse tipo de câncer. Embora a doença seja uma das mais frequentes no Brasil, mais de 90% dos casos têm possibilidade de cura se diagnosticados com antecedência.
MT Saúde – Quais são as principais causas?
Dr. André Crepaldi – Os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento do câncer colorretal: envelhecimento (após os 50 anos), histórico familiar, já ter tido outro tipo de câncer, doenças hereditárias e doenças inflamatórias no intestino como por exemplo as úlceras.
MT Saúde – Quais são os sintomas?
Dr. André Crepaldi – Muitas vezes, o câncer colorretal pode não mostrar sintomas logo no início, mas, conforme a doença avança, os sinais podem aparecer. Entre eles estão: mudanças no hábito intestinal: como diarreia ou intestino preso; dores abdominais como gases ou cólicas frequentes; sangramentos nas fezes ou no ânus; sensação de que o intestino não se esvaziou completamente mesmo após evacuar; perda de peso sem motivo aparente; cansaço excessivo; mudanças nas fezes, evacuação de cor escura ou alteração na consistência e formato; náuseas e vômitos; dor na região anal ao tentar evacuar; e anemia. Muitos desses sintomas podem ser confundidos com sintomas de outras doenças, por isso é recomendável a procura de um médico.
MT Saúde – Como é feito o diagnóstico?
Dr. André Crepaldi – Para obter o diagnóstico é necessário avaliar os sintomas e realizar alguns exames. Entre os principais estão o exame de detecção de sangue nas fezes, a colonoscopia e a biópsia.
MT Saúde – Como prevenir a doença?
Dr. André Crepaldi – Apesar de ser uma doença que pode ser hereditária, alguns hábitos saudáveis podem ajudar a prevenir o câncer colorretal, como ter uma alimentação balanceada, rica em fibras, frutas e vegetais; não consumir alimentos ultraprocessados, bebidas alcoólicas e carne vermelha em excesso; e praticar atividade física de forma regular, por pelo menos três vezes na semana. Se estiver sentindo alguns dos sintomas citados, procure um médico e marque uma consulta. Quanto mais cedo a doença for detectada, maiores serão as chances de cura.
Atendimento MT Saúde
A rede credenciada do MT Saúde oferece aos beneficiários um atendimento 24 horas, que se estende para os dependentes e agregados. Entre em contato com a nossa Central de Relacionamento com o Beneficiário: (65) 3613-7700 ou pelo nosso WhatsApp (65) 98463-3773.
FONTE: matogrossosaude